Rússia realiza maior ataque aéreo contra a Ucrânia desde o início do conflito
Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky cobra reação dos EUA e diz que silêncio internacional encoraja Putin
247 - Em uma ofensiva de proporções inéditas desde o início do conflito, a Rússia lançou na madrugada deste domingo (25) um maciço ataque aéreo contra diversas cidades da Ucrânia, incluindo a capital Kiev.As cidades de Kharkiv, Mykolaiv e Ternopil também foram alvos. O bombardeio é o maior em número de armamentos lançados desde o início da guerra, em 2022. A informação foi divulgada pela agência Reuters.
Segundo o Ministério do Interior da Ucrânia, o ataque envolveu 367 armamentos, sendo 298 drones e 69 mísseis. Embora a defesa aérea ucraniana tenha conseguido abater a maioria — 266 drones e 45 mísseis, de acordo com as Forças Armadas do país — os danos foram extensos em várias regiões.
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky usou seu canal no Telegram para cobrar uma postura mais firme dos Estados Unidos e da comunidade internacional. “O silêncio da América, o silêncio de outros no mundo só encoraja Putin”, escreveu.
A cobrança de Zelensky ocorre em meio à mudança de posicionamento dos EUA desde que Donald Trump reassumiu a presidência do país. Washington tem demonstrado maior cautela nas críticas a Moscou e, nesta semana, o presidente dos EUA se recusou a adotar novas sanções contra o governo de Vladimir Putin, contrariando o desejo de Kiev de ver maior pressão internacional por um cessar-fogo imediato.
O ataque acontece no momento em que Rússia e Ucrânia conduzem o terceiro e último dia de uma troca de prisioneiros, em que mil combatentes de cada lado devem ser libertados. Paralelamente, aliados da Ucrânia tentam negociar um cessar-fogo temporário de 30 dias, como primeiro o para encerrar a guerra que já dura três anos.
Do lado russo, o Ministério da Defesa afirmou que suas defesas interceptaram 95 drones ucranianos em apenas quatro horas. O prefeito de Moscou, Sergei Sobyanin, relatou que 12 drones foram abatidos enquanto se dirigiam à capital russa.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: