window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Leonardo Lucena', 'page_url': '/meioambiente/inmet-alerta-brasil-pode-viver-a-terceira-onda-de-calor-desde-o-inicio-do-ano' });
TV 247 logo
      HOME > Meio Ambiente

      Inmet alerta: 'Brasil pode viver a terceira onda de calor desde o início do ano'

      Veja os estados com as maiores previsões de altas nas temperaturas

      Calor no Brasil (Foto: José Cruz/Agência Brasil)
      Leonardo Lucena avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta nesta sexta-feira (28) para informar que cinco estados do país devem ter uma onda de calor durante o Carnaval: São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

      "Esta poderá ser a terceira onda de calor no país desde o início de 2025. Em janeiro, a primeira onda de calor ocorreu entre os dias 17 e 23, enquanto a segunda aconteceu entre os dias 2 e 12 de fevereiro, ambas no Rio Grande do Sul", divulgou o instituto.

      "As áreas mais afetadas pelas altas temperaturas poderão ser o sudeste de Mato Grosso do Sul, o sudoeste de São Paulo, o oeste do Paraná e de Santa Catarina, além de grande parte do Rio Grande do Sul".

      Em Porto Alegre (RS), a temperatura pode chegar a 38°C durante o feriadão, que vai de 1° a 5 de março. O Rio Grande do Sul está praticamente inteiro dentro da área de alerta. Nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, as temperaturas podem chegar a 34°C e 37°C, respectivamente.

      O Inmet seguiu um critério de "onda de calor" definido pela Organização Meteorológica Mundial (OMM). A OMM aplica essa expressão a períodos de mais de cinco dias com máximas 5°C acima da média sazonal.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados