window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Redação Brasil 247', 'page_url': '/economia/ifood-e-insper-realizam-evento-com-foco-em-qualificar-discussoes-sobre-politicas-publicas-voltadas-para-entregadores' });
TV 247 logo
      HOME > Economia

      iFood e Insper realizam evento com foco em qualificar discussões sobre políticas públicas voltadas para entregadores

      Evento no Insper debateu como pesquisadores poderão ar dados coletados e tratados pelo iFood, com o objetivo de promover pesquisas e análises

      (Foto: ifood)
      Redação Brasil 247 avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - iFood e Insper realizaram nesta terça-feira (27) um evento com o objetivo de discutir e apresentar o potencial do o aos dados do iFood para a comunidade acadêmica, no contexto da parceria firmada em novembro do ano ado. 

      Segundo a plataforma de entregas, o foco consiste em promover estudos de interesse público a partir da disponibilização do o de pesquisadores a dados desagregados da plataforma, por meio das Salas Seguras do Centro de Dados e IA do Insper. 

      Um dos objetivos do acordo é a produção de estudos e pesquisas fundamentados em evidências, trazendo análises mais embasadas sobre perfil e trabalho dos entregadores de aplicativo. Com tema Parcerias que Transformam: Dados e Pesquisa para Cidades em Movimento, a iniciativa reuniu mais de 70 participantes e aconteceu na sede do Insper, em São Paulo. 

      Participaram das discussões os especialistas: Sérgio Avelleda, coordenador do Núcleo de Mobilidade Urbana do Laboratório Arq. Futuro de Cidades do Insper, que inclui o Observatório Nacional de Mobilidade Sustentável; Cristine Pinto, diretora de Pesquisa do Insper;  Adriano Borges, coordenador acadêmico do Centro de Estudos de Cidades – Laboratório Arq.Futuro do Insper;  Suelane Garcia Fontes, coordenadora técnica do Centro de Dados e IA do Insper; Luciana Arjona, coordenadora executiva do Centro de dados e IA do Insper; Helena Carvalho, coordenadora do Observatório Nacional de Mobilidade Sustentável; Débora Gershon, diretora de Políticas Públicas e Economia do iFood; Johnny Borges, diretor de Impacto Social do iFood; Marina Merlo, gerente de Políticas Públicas do iFood; Marcela Costa, consultora de desenvolvimento de negócios da Motiva; entre outros representantes do iFood e Insper.

      Debora Gershon, diretora de políticas públicas e economia do iFood, destaca que a parceria iFood e Insper tem como objetivo qualificar as discussões sobre políticas públicas voltadas para entregadores de aplicativo, por meio de pesquisas e análises baseadas em evidências e dados inéditos da plataforma. 

      “A Sala Segura do Insper amplia e desburocratiza o o da comunidade acadêmica a dados istrativos do iFood, reforçando a política de transparência e de fomento do debate da empresa. Assim, estamos colaborando com a produção de conhecimento sobre o trabalho intermediado por plataformas digitais, incentivando a produção de pesquisas acadêmicas baseadas em evidências e que resultam no aumento da nossa compreensão sobre essa nova dinâmica de trabalho. Isso possibilita a formulação de políticas públicas mais robustas e eficazes”, disse.

      A executiva do iFood ressalta que a Sala Segura faz parte de uma política do iFood que tem como missão ampliar a transparência e o diálogo da empresa com a sociedade, o governo e a academia. 

      “O Termo de Cooperação possibilitará a produção de pesquisas acadêmicas promovidas ou intermediadas pelo Insper, como novos estudos e pesquisas sobre ganhos dos entregadores, horas trabalhadas/engajamento e tendências de dedicação à plataforma, impactos das iniciativas de educação do iFood na jornada dos entregadores, como Meu Diploma do Ensino Médio e Decola; além dos impactos da atividade do iFood no trânsito e o impacto do Decola na jornada dos entregadores que atuam nos restaurantes parceiros do app”.

      “O Insper é uma instituição de pesquisa muito orientada à análise de dados e à produção de evidências científicas que ajudem a melhorar as políticas públicas, as empresas e o desenvolvimento do país. Dados são um insumo fundamental para a nossa pesquisa, e empresas de tecnologia, como o iFood, podem ser importantes parceiros nesse sentido. Estamos hoje utilizando os dados de rotas dos entregadores em uma pesquisa sobre segurança viária em São Paulo. Nossa análise é totalmente independente e baseada em métodos científicos, mas sem essa parceria e o o aos dados do iFood, teríamos menos insumos para produzir uma pesquisa mais robusta e relevante para a sociedade”, afirma Adriano Borges, coordenador acadêmico do Centro de Estudos de Cidades – Laboratório Arq.Futuro do Insper. 

      Para Suelane Garcia Fontes, coordenadora técnica do Centro de Dados e IA do Insper, o Centro de Dados e IA do Insper (CDIA) tem como missão apoiar a pesquisa orientada por dados, oferecendo um ambiente seguro para o o e a análise de informações sensíveis. 

      “Nossas salas seguras, desenvolvidas conforme padrões internacionais de segurança e governança de dados, democratizam o o a dados para fins de pesquisa, permitindo que pesquisadores do Brasil e do exterior utilizem informações de instituições públicas e privadas, parceiras do CDIA, com responsabilidade e proteção adequadas. A parceria com o iFood representa um avanço importante nesse caminho, ao reunir esforços em prol da ciência baseada em evidências, fundamento essencial para decisões mais qualificadas e políticas públicas mais assertivas. Esperamos que essa iniciativa não apenas amplie as oportunidades de pesquisa, mas também inspire outras organizações a contribuírem para o fortalecimento da produção científica orientada por dados".

      Sobre a parceria Insper e iFood - O acordo entre Insper e iFood foi articulado pelo Centro de Estudos das Cidades - Laboratório Arq.Futuro do Insper, a partir de uma atividade de campo dos alunos de um curso de férias que os levou à sede do iFood. Possibilitará a produção de pesquisas acadêmicas, com análises aprofundadas e específicas envolvendo ganhos por hora trabalhada dos entregadores, horas de trabalho dedicadas à plataforma e velocidade em rota na cidade de São Paulo, além dos impactos das iniciativas de educação do iFood voltadas para esses profissionais, entre outras possibilidades.

      A aproximação do Insper com o iFood se iniciou em julho de 2024, quando os alunos do curso de férias Mobilidade Urbana e Desenvolvimento Sustentável visitaram a sede da empresa para conversar sobre segurança viária e suas políticas nessa área, além do uso de dados para defini-las dentro da companhia. A partir dessa colaboração, surgiu a proposta de o iFood compartilhar seus dados. A segurança com que hoje o Insper pode receber esses dados de parceiros foi fundamental para o fechamento do acordo de parceria.

      Com a parceria, pesquisadores de diversas instituições poderão ar dados coletados e tratados pelo iFood nas Salas Seguras do Centro de Dados e IA do Insper. Esse centro possui um comitê responsável por avaliar e aprovar solicitações de uso dos dados para projetos de pesquisa. Após a aprovação, os pesquisadores têm o, em ambiente seguro, a dados desagregados da plataforma – como por exemplo informações sobre ganhos e horas trabalhadas dos entregadores.

      Tais espaços são especialmente projetados para garantir a máxima segurança no o a dados sensíveis com finalidade de pesquisa. Esses ambientes são equipados com tecnologias avançadas e medidas rigorosas de controle de o para proteger contra ameaças físicas e digitais. Para ar tais dados, o pesquisador deve submeter seu projeto de estudo no site do Centro para avaliação. O Termo de Cooperação do iFood com o Insper está em consonância com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

      Portal de Dados iFood - Em setembro de 2024, o iFood lançou o Portal de Dados, virtual que disponibiliza informações inéditas sobre entregadores-nuvem cadastrados na plataforma. O Portal de Dados iFood está disponível no site iFood News e faz parte da Editoria de Estudos e Pesquisas. Ele mostra dados médios de entregadores para a sociedade, trazendo transparência sobre temas de interesse público. Agora, com a Sala Segura em parceria com o Insper, avança para fornecer dados desagregados exclusivamente para pesquisadores, com o objetivo de fomentar estudos.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados