Mais 103 brasileiros deportados dos EUA chegam ao Brasil em novo voo de repatriação
Operação realizada com apoio do governo americano soma quase dez voos em 2025; grupo recebeu assistência humanitária ao desembarcar
247 - A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República informou neste domingo (26) que mais 103 brasileiros deportados dos Estados Unidos desembarcaram no Brasil neste fim de semana. A repatriação foi realizada em um voo fretado pelo governo norte-americano e faz parte de uma série de operações que ocorrem desde o endurecimento das regras migratórias nos EUA, iniciado durante o governo de Donald Trump.
Segundo dados divulgados pela Secom, os brasileiros retornaram em diferentes condições: 24 permaneceram em Fortaleza (CE), 76 seguiram viagem até Confins (MG) e outros três foram encaminhados à custódia da Polícia Federal por estarem com pendências judiciais no país. Esta é a nona operação de repatriação em 2025, totalizando centenas de pessoas trazidas de volta ao território nacional.
Entre fevereiro e maio deste ano, de acordo com o governo federal, 783 brasileiros foram repatriados dos Estados Unidos em razão de sua situação de vulnerabilidade. O perfil predominante é masculino — 616 homens —, além de 155 mulheres e 12 pessoas cujo gênero não foi informado.
A Presidência da República afirmou que, ao chegar ao Brasil, todos os repatriados recebem kits de higiene, alimentação, apoio psicossocial e informações sobre como ar serviços públicos essenciais, como o Sistema Único de Saúde (SUS) e a Defensoria Pública.
Ainda conforme o governo, "pessoas em situação de maior vulnerabilidade, como idosos e pessoas com deficiência, têm acompanhamento especializado desde o desembarque". A assistência humanitária visa garantir uma reintegração mais digna à sociedade brasileira.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: