window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Paulo Emilio', 'page_url': '/brasil/gleisi-acusa-eduardo-bolsonaro-de-conspirar-com-a-extrema-direita-dos-eua-e-defende-investigacao-no-stf' });
TV 247 logo
      HOME > Brasil

      Gleisi acusa Eduardo Bolsonaro de 'conspirar com a extrema direita dos EUA' e defende investigação no STF

      "A PGR e o STF estão comprovando que o Brasil é um País soberano, onde os cidadãos se submetem às leis e não a ameaças e pressões", disse a ministra

      Gleisi Hoffmann (Foto: Gil Ferreira / Divulgação)
      Paulo Emilio avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), declarou apoio ao inquérito aberto pelo Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), por sua atuação política nos Estados Unidos. A manifestação da ministra foi publicada nesta terça-feira (27) em seu perfil na rede social X (antigo Twitter).

      “A PGR e o STF estão comprovando que o Brasil é um país soberano, onde os cidadãos se submetem às leis e não a ameaças e pressões vindas do estrangeiro. Este é o sentido do inquérito aberto no Judiciário, por indicação do Ministério Público, contra a conspiração de Eduardo Bolsonaro com a extrema-direita nos EUA. A PGR foi acionada pelo líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias que denunciou as pressões da família e seus aliados no sentido de uma intervenção estrangeira na condução da ação penal contra Jair Bolsonaro e sua turma golpista. Espalhando mentiras contra o ministro Alexandre de Moraes e contra o Brasil, aram de todos os limites e entraram na seara criminal. Ditadura era o que eles queriam implantar com sua tentativa fracassada de golpe”, postou Gleisi na rede social. 

      Na semana ada, Gleisi já havia se posicionado em defesa do ministro Alexandre de Moraes, quando o secretário do Departamento de Estado dos EUA, Marco Rubio, sugeriu que o magistrado poderia ser alvo de sanções por parte do governo Donald Trump, atual presidente dos Estados Unidos. Na avaliação da ministra, essa movimentação representa uma “conspiração de Bolsonaro com a extrema-direita dos EUA, em busca de intervenção estrangeira no Judiciário do Brasil”, o que ela classificou como “vergonhoso” e digno de repúdio.

      O ministro do STF Alexandre de Moraes autorizou a abertura do inquérito na segunda-feira (26), atendendo à solicitação da PGR. A investigação mira possíveis tentativas de Eduardo Bolsonaro de intimidar e perseguir autoridades brasileiras - especialmente membros do Supremo Tribunal Federal, da Procuradoria-Geral da República e da Polícia Federal - que atuam em processos contra figuras do bolsonarismo. Em reação à decisão, o deputado Eduardo Bolsonaro classificou a investigação como uma “medida injusta e desesperada”, acusando o procurador-geral Paulo Gonet de agir “politicamente”.

       

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados