Indonésia e Arábia Saudita ampliam cooperação industrial com foco em minerais e petroquímica
Parceria visa fortalecer setores estratégicos diante de incertezas econômicas globais
247 - Os ministros da Indústria da Indonésia, Agus Gumiwang Kartasasmita, e da Arábia Saudita, Bandar Al-Khorayef, concordaram em intensificar a cooperação industrial entre seus países. A decisão foi tomada durante reunião em Jacarta, nesta quinta-feira (17), com o objetivo de enfrentar barreiras comerciais crescentes e a instabilidade econômica global, conforme reportado pela agência Xinhua e pela TV BRICS.
O ministro indonésio destacou a necessidade de atenção à atual incerteza global, afirmando: "Todos devem estar preocupados com essa incerteza global, incluindo como monitoramos e escolhemos as melhores estratégias para mitigar quaisquer ações potenciais dos EUA".
Em 2024, o comércio bilateral entre Indonésia e Arábia Saudita totalizou US$ 3,3 bilhões. Apesar desse volume, ambos os países identificam oportunidades significativas de colaboração, especialmente nos setores petroquímico e de mineração. A Indonésia, detentora das maiores reservas de níquel do mundo, busca agregar valor à sua produção mineral, enquanto a Arábia Saudita, por meio de sua iniciativa Visão 2030, visa diversificar sua economia além do petróleo.
No dia anterior à reunião ministerial, Al-Khorayef encontrou-se com Maroef Sjamsoeddin, diretor-presidente da MIND ID, holding estatal de mineração da Indonésia. Ambos concordaram em colaborar estreitamente na transformação e agregação de valor no setor de mineração.
A visita de três dias de Al-Khorayef a Jacarta inclui encontros com autoridades e executivos do setor industrial. A agenda abrange discussões sobre investimentos em mineração, alimentos, farmacêuticos e autopeças, alinhando-se aos objetivos da Visão 2030 da Arábia Saudita.
(Com informações da TV BRICS)
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: