window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Luis Mauro Filho', 'page_url': '/sul-global/familia-pede-libertacao-de-jovem-brasileiro-palestino-preso-sem-julgamento-em-prisao-israelense' });
TV 247 logo
      HOME > Sul Global

      Família pede libertação de jovem brasileiro-palestino, preso sem julgamento em prisão israelense

      Salah Hamad, de 17 anos, primo de Walid Ahmed — morto sob custódia — está encarcerado em Ofer, onde sofre maus-tratos e aguarda audiência adiada para maio

      Jovem Salah Hamad está preso, desnutrido e sem julgamento, sob denúncias de maus-tratos (Foto: Arquivo familiar/fepal.com.br)
      Luis Mauro Filho avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Preso há quase cinco meses na penitenciária militar de Ofer, na Cisjordânia ocupada, o jovem brasileiro-palestino Salah Al-Din Yasser Hamad, de 17 anos, está desnutrido e sem julgamento, sob denúncias de maus-tratos. A história foi revelada pela Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal). 

      Ele é primo de Walid Ahmed, também brasileiro e morto recentemente sob custódia israelense. Os dois cresceram juntos e tinham relação fraterna.

      Salah foi informado da morte do primo por um colega de cela e caiu em prantos. O relato chegou à sua mãe, Nadia Yasser Hamad, nascida no Brasil, por outro detento libertado dias depois. A comoção foi usada pelo advogado da família para garantir a visita da mãe em 9 de abril. “Estava com a cabeça raspada e muito mais magro”, relatou Nadia. O pai, Yasser, também o viu e disse: “Eu não o reconheci. Foi ele quem veio até mim. Estava com uma barba enorme e desnutrido.”

      Salah responde a 21 acusações — como arremesso de pedras e fabricação de armas caseiras —, mas não foi julgado. É a segunda vez que é detido. Em junho de 2024, aos 16 anos, foi preso sob ameaça de que sua irmã seria levada no lugar. Libertado após quatro dias com ajuda de diplomatas brasileiros, contou que sofreu espancamento no camburão.

      Temendo nova tortura, tentou evitar a segunda prisão, ocorrida em novembro. O pai tentou negociar com o exército, mas Salah acabou levado e permanece encarcerado. Para a família, o motivo da detenção está ligado a uma disputa por terras com um colono israelense que invadiu e incendiou propriedades da família Hamad.

      “Meu filho é inocente, menor e brasileiro. O governo precisa agir”, pede Nadia. Yasser também cobra: “Peço que o Brasil não permita que a voz do advogado seja silenciada”. A mãe conclui: “Não é só meu filho. Há outros jovens inocentes sofrendo. O Brasil sempre esteve do lado da justiça.”

      (Por Eduardo Vasco)

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados