window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Guilherme Levorato', 'page_url': '/sul-global/brasil-propoe-cooperacao-turistica-entre-paises-do-brics-e-aposta-no-fortalecimento-do-turismo-regional' });
TV 247 logo
      HOME > Sul Global

      Brasil propõe cooperação turística entre países do BRICS e aposta no fortalecimento do turismo regional

      Primeiro encontro técnico sob presidência brasileira discute ações para atrair nômades digitais, ampliar infraestrutura e integrar as novas nações do bloco

      Reunião do Grupo de Trabalho de Turismo do BRICS (Foto: Roberto Castro/MTur)
      Guilherme Levorato avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Sob a liderança do Brasil, o Grupo de Trabalho de Turismo do BRICS (BRICS Tourism Working Group) realizou sua primeira reunião técnica de 2025 por videoconferência, entre os dias 17 e 18 de março. A iniciativa marca o início de uma nova fase de debates e propostas voltadas ao fortalecimento do turismo regional e da cooperação entre os países do Sul Global. 

      Durante os dois dias de encontros, representantes dos onze países membros — Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Egito, Etiópia, Indonésia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos — compartilharam estratégias nacionais e discutiram propostas para impulsionar o turismo como motor de desenvolvimento econômico, social e ambiental.

      O Ministério do Turismo do Brasil apresentou um relatório técnico que delineia a situação atual do turismo regional nos países do bloco e recomenda ações conjuntas. Entre as propostas destacadas estão investimentos em infraestrutura, diversificação dos destinos turísticos, qualificação profissional, estímulo à cooperação público-privada, ampliação de linhas de financiamento e ações de promoção dos destinos.

      Em vídeo exibido aos participantes, a secretária-executiva do MTur, Ana Carla Lopes, destacou o potencial do turismo sustentável. “Devemos continuar fortalecendo o turismo como uma ferramenta estratégica de cooperação. Temos certeza de que este grupo continuará a atuar como motor para impulsionar ações positivas para nossas nações e para o mundo”, afirmou.

      Um dos temas mais debatidos foi o incentivo à atração de nômades digitais — profissionais que trabalham remotamente e têm o turismo como estilo de vida. Para isso, o Brasil distribuiu aos demais países um questionário online a fim de coletar informações e alinhar políticas voltadas a esse público específico.

      A diversidade entre os países do BRICS, intensificada com a recente ampliação do bloco, também foi mencionada como oportunidade estratégica. Kamila Zardini, chefe substituta da Assessoria de Relações Internacionais do MTur e coordenadora das reuniões online, reforçou a importância da troca de experiências entre os membros. “Apesar de haver semelhanças, os países do BRICS apresentam uma diversidade significativa e estão geograficamente distantes uns dos outros. Essa diversidade oferece uma oportunidade única para compartilhar boas práticas, aprendizado mútuo e fortalecer a cooperação no setor de turismo”, afirmou.

      A agenda do grupo prevê um novo encontro técnico presencial em 9 de maio, em Brasília. Três dias depois, no mesmo local, os ministros do Turismo dos países do BRICS participarão de uma reunião para consolidar as propostas discutidas em uma declaração conjunta. A expectativa é de que o documento funcione como base para a integração de políticas e ações de fomento ao turismo entre os membros do bloco.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados