window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Camila França', 'page_url': '/saude/ans-rejeita-recurso-e-golden-cross-deve-oferecer-portabilidade-especial-a-seus-clientes' });
TV 247 logo
      HOME > Saúde

      ANS rejeita recurso e Golden Cross deve oferecer portabilidade especial a seus clientes

      Operadora enfrenta crise financeira e, após negativa da agência reguladora, inicia comunicação para migração de beneficiários a outros planos

      Planos de saúde (Foto: Alexandre Ruschi/ABr)
      Camila França avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) negou um recurso da Golden Cross e manteve a decisão que obriga a operadora a conceder portabilidade especial a seus clientes. A medida permite que beneficiários migrem para outros planos de saúde sem cumprimento de novos prazos de carência. A informação foi publicada originalmente pelo portal Uol.

      A determinação da ANS, que já havia sido divulgada em 24 de janeiro, decorre da “incapacidade de regularizar as anormalidades econômico-financeiras” da empresa, segundo avaliação da agência. Em 12 de março, a Diretoria Colegiada da ANS rejeitou o recurso istrativo apresentado pela Golden Cross. Desde então, a operadora ou a enviar comunicações aos clientes, orientando-os a buscar outras opções no mercado.

      A empresa afirma que só teve o formal à decisão da ANS em 19 de março. Apesar de ainda avaliar a possibilidade de apresentar novo recurso istrativo ou acionar a Justiça, a operadora começou a cumprir a orientação da agência reguladora. Em nota enviada ao Uol, a Golden Cross assegurou que “todos estão com as coberturas contratuais ativas e sendo atendidos normalmente”.

      A portabilidade especial permite que os beneficiários escolham livremente um novo plano de saúde, sem exigência de compatibilidade de preço ou cobertura. A decisão de adesão deve ser tomada individualmente pelos usuários, sem interferência da operadora, conforme orientação da ANS.

      A Golden Cross, que já foi a maior operadora de saúde do país e uma das pioneiras no setor na década de 1970, enfrenta atualmente uma situação financeira crítica. Com dívidas fiscais elevadas, a empresa já havia solicitado à ANS, em 2023, a suspensão da comercialização de 114 dos seus 143 planos ativos. Desde 10 de julho do ano ado, a operadora deixou de fechar novos contratos, mantendo apenas o atendimento à sua base de clientes.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados