window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Redação Brasil 247', 'page_url': '/regionais/sul/prefeitura-de-porto-alegre-reabre-comportas-do-cais-maua-com-reducao-do-nivel-do-guaiba' });
TV 247 logo
      HOME > Sul

      Prefeitura de Porto Alegre reabre comportas do Cais Mauá com redução do nível do Guaíba

      Dmae toma medida para facilitar escoamento de águas e o ao porto; nível do rio continua abaixo dos 4 metros

      Enchentes no Rio Grande do Sul (Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

      247 - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) reabriu nesta terça-feira (28), cinco comportas do sistema de proteção contra cheias de Porto Alegre. Os portões haviam sido fechados no dia 2 de maio, em resposta a uma enchente na cidade. Com o nível do Guaíba atualmente abaixo dos 4 metros, a decisão foi tomada para facilitar o escoamento de água da cidade.

      As comportas reabertas são a número 1 (próxima ao Gasômetro), 4 (portão principal de o ao cais Mauá), 11 (avenida Voluntários da Pátria com São Pedro), 12 (o à subida para a avenida Castelo Branco, pela Voluntários da Pátria) e 14 (próxima ao DC Navegantes). As três últimas localizam-se na região da avenida Sertório, contribuindo significativamente para o escoamento da água urbana em direção ao Guaíba, destaca o jornal Folha de S. Paulo.

      Porto Alegre possui 14 comportas entre a ponte do Guaíba e a Usina do Gasômetro. Destas, sete estão permanentemente bloqueadas e as demais são operadas conforme a necessidade. O sistema de proteção contra cheias da cidade inclui ainda 23 estações de bombeamento de águas pluviais e diques, essenciais para controlar os níveis de água e prevenir inundações.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados