MPF arquiva denúncia de racismo contra governador de SC por elogiar cidade 'pela cor da pele'
O órgão alegou que a fala de Mello foi uma “exaltação à mistura de raças”
247 - O Ministério Público Federal (MPF) arquivou uma denúncia de racismo contra o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), acusado após uma declaração sobre cor da pele dos moradores de Pomerode, no Vale do Itajaí. Durante entrevistas em um evento, Jorginho disse que a cidade “se destaca pela cor da pele” dos moradores. As informações são do jornal O Globo.
“Pomerode se destaca pela beleza turística que tem, pelas casas enxaimel, pela cor da pele das pessoas, pela mistura, pelo que representa para todos nós”, disse sobre a cidade, que tem mais de 80% de sua população composta por pessoas brancas.
A fala foi divulgada pelo vereador Leonel Camasão (Psol), de Florianópolis, que encaminhou denúncia ao Procurador-Geral da República para que seja proposta uma ação penal contra o governador. A denúncia arquivada pelo MPF foi feita pelo PT. O órgão alegou que a fala de Mello foi uma “exaltação à mistura de raças”.
Em suas redes sociais, Jorginho Mello comemorou a decisão e classificou a denúncia como “manobra política”. “Tem uma turma aí que insiste em dizer que somos um estado preconceituoso. É inveja. Porque crescemos, nos desenvolvemos e somos exemplo para o Brasil!”, escreveu.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: