Homem escuta gritos enquanto lavava calçada e salva a vida de funcionário que levou choque; veja recomendações dos bombeiros
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima realizava a limpeza da cozinha quando acidentalmente encostou em um fio energizado
247 - Na manhã desta segunda-feira (3), um ato de coragem e preparo salvou a vida de um funcionário de restaurante em Londrina, no norte do Paraná. Lúcio Borges, porteiro de um prédio, ouviu pedidos de ajuda enquanto lavava a calçada e, ao chegar ao local, encontrou um homem desacordado após sofrer um choque elétrico. A informação é do G1.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima realizava a limpeza da cozinha quando acidentalmente encostou em um fio energizado. Rapidamente, os demais funcionários desligaram a eletricidade do estabelecimento para evitar mais riscos.
Em entrevista à RPC, Lúcio Borges relatou o momento em que encontrou o funcionário caído no chão.
"Ele estava desacordado", lembrou.
Ao perceber que o homem havia retomado a respiração, o porteiro iniciou massagem cardíaca. Graças à sua ação rápida, a vítima, de 41 anos, recuperou a consciência antes mesmo da chegada dos socorristas.
"Eu mandei ele apertar a minha mão, ele apertou forte. Mandei ele dobrar as pernas, ele dobrou as pernas. Então o socorrista falou que o meu socorro foi excelente", contou.
A vítima foi atendida por equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), sendo posteriormente encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Sabará.
Lúcio Borges explicou que seus conhecimentos em primeiros socorros foram adquiridos em um curso de segurança realizado em 2010.
Se você tomar uma alta descarga elétrica, é importante agir rapidamente para minimizar os danos. Aqui está o que você deve fazer:
Imediatamente após o choque:
- Afastar-se da fonte de eletricidade – Se ainda estiver em contato com a corrente elétrica, tente se afastar sem tocar em nada metálico ou condutor.
- Verificar sinais de lesão – Queimaduras, dor intensa, dormência, confusão, dificuldade para respirar ou batimentos cardíacos irregulares são sinais de alerta.
- Chamar ajuda – Ligue para o SAMU (192) ou os bombeiros (193) se houver sintomas graves.
Se houver alguém inconsciente:
- Verifique a respiração e os batimentos cardíacos – Se a pessoa não estiver respirando, inicie a R (reanimação cardiopulmonar) até a chegada do socorro.
- Não toque na pessoa se ela ainda estiver em contato com a corrente – Desligue a eletricidade antes de ajudá-la.
Após o choque:
- Busque atendimento médico – Mesmo que você se sinta bem, descargas elétricas podem causar danos internos não visíveis.
- Observe sintomas tardios – Problemas cardíacos, neurológicos ou musculares podem surgir horas ou dias depois.
Se for uma descarga muito alta (como de redes elétricas ou raios), a urgência médica é ainda maior, pois há risco de arritmias cardíacas e danos internos severos.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: