window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Paulo Emilio', 'page_url': '/regionais/sul/eduardo-leite-critica-vetos-de-lula-e-descarta-adesao-ao-novo-regime-de-renegociacao-de-dividas-estaduais' });
TV 247 logo
      HOME > Sul

      Eduardo Leite critica vetos de Lula e descarta adesão ao novo regime de renegociação de dívidas estaduais

      "No momento em que trabalhamos a reconstrução do Estado, seríamos chamados a pagar mais para a União. Não faz sentido”, disse o governador

      Eduardo Leite (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)
      Paulo Emilio avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), criticou o governo federal e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) devido aos vetos ao  projeto de renegociação das dívidas estaduais. Em entrevista à CNN Brasil, Leite argumentou que os vetos comprometem as condições para que o Rio Grande do Sul possa aderir ao novo programa de recuperação fiscal, destacando que os termos modificados "simplesmente tornam sem sentido" a adesão do Estado.

      "Simplesmente torna sem sentido a adesão do Rio Grande do Sul", afirmou Leite, “No momento em que trabalhamos a reconstrução do Estado, seríamos chamados a pagar mais para a União. Não faz sentido”, reforçou. Segundo ele, as alterações retiraram os alívios prometidos para o curto prazo, fundamentais para os Estados com maior dificuldade financeira, como é o caso do Rio Grande do Sul. O governador foi enfático ao afirmar que, para o seu estado, a adesão ao novo regime acarretaria um impacto negativo estimado em R$ 2 bilhões por ano.

      Além disso, Leite criticou a postura do governo federal, vendo os vetos como um "descumprimento flagrante dos compromissos" assumidos durante a tramitação do projeto, o que resultaria em uma "ruptura de confiança" e prejudicaria a credibilidade de futuras negociações entre os Estados e a União.

      O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, criticou as reações negativas dos governadores aos vetos de Lula. Haddad, que participou da elaboração do projeto e se reuniu com governadores de oposição durante o processo, afirmou que o texto aprovado "vai muito além do que eles pediram". "Se eu fosse um governador de oposição, eu daria um telefonema agradecendo", disse o ministro. 

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados