window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Redação Brasil 247', 'page_url': '/regionais/sul/75-dos-gauchos-acham-que-tragedia-poderia-ter-sido-evitada-diz-datafolha' });
TV 247 logo
      HOME > Sul

      75% dos gaúchos acham que tragédia poderia ter sido evitada, diz Datafolha

      Na região metropolitana de Porto Alegre, 8 em cada 10 pessoas acham que os danos das enchentes históricas poderiam ter sido reduzidos

      Rio Grande do Sul. Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini (Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini)

      247 - Cerca de 75% dos gaúchos acreditam que a tragédia causada pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio deste ano poderiam ter sido evitadas, aponta uma pesquisa Datafolha, divulgada pela Folha de S. Paulo. O instituto entrevistou 2.457 brasileiros de todas as regiões do país, entre eles, 567 moradores do estado. No Brasil, 72% disseram que a tragédia que matou 179 pessoas poderia ter sido evitada.

      Na região metropolitana de Porto Alegre, a percepção de que os danos poderiam ter sido reduzidos é ainda maior. 81% dos entrevistados da região afirmam que a destruição era evitável, e apenas 18% dizem que não. A capital gaúcha conta com um sistema de contenção de cheias, que não foi operado corretamente quando as águas do Guaíba começaram a invadir a cidade.

      No interior, os dados mostram uma percepção um pouco diferente, 67% dos gaúchos acreditam que a tragédia poderia ter sido evitada. A margem de erro para a amostra do estado é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados