window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Bianca Penteado', 'page_url': '/regionais/sudeste/viamobilidade-avisou-metro-sobre-falta-de-seguranca-em-portas-antes-de-homem-morrer' });
TV 247 logo
      HOME > Sudeste

      ViaMobilidade avisou Metrô sobre falta de segurança em portas antes de homem morrer

      Presidente do Metrô de São Paulo reconheceu que o acidente poderia ter sido evitado

      Metrô de São Paulo (Foto: Agência Brasil )
      Bianca Penteado avatar
      Conteúdo postado por:

      247 – O presidente do Metrô de São Paulo, Julio Castiglioni, reconheceu que a Companhia tem responsabilidade na morte de Lourivaldo Ferreira Silva Nepomuceno, 35, que ficou preso entre as portas do trem e da plataforma, sem sensores de presença, na linha 5-Lilás. O acidente, segundo Castiglioni, poderia ter sido evitado.

      "O Metrô tem parcela de responsabilidade nisso", disse em entrevista à SPTV na última sexta-feira (9), quando foi questionado se o problema nas portas já havia sido alertado pela concessionária ViaMobilidade.

      Conforme relatado pelo UOL, o primeiro aviso ocorreu após um ageiro ficar preso no vão na estação Chácara Klabin, em 2021. O Metrô chegou a acionar a fabricante das portas, Alstom, mas nada foi feito. Os acidentes seguintes aconteceram na estação Santa Cruz em novembro de 2022, na sequência em março de 2023, enquanto o quarto incidente foi registrado em julho do mesmo ano.

      A ViaMobilidade chegou a propor uma solução com barras de segurança de borracha que detectariam a presença de pessoas entre as portas, mas o projeto nunca foi aprovado pelo Metrô — que sequer chegou a analisar o protótipo. Somente em dezembro de 2024, o Metrô anunciou a adoção de uma tecnologia semelhante, apresentada pela Alstom. A entrega das peças, inicialmente prevista para junho de 2024, foi adiada.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados