Sergei Lavrov chega ao Rio para reunião de chanceleres do Brics (vídeo)
O governo brasileiro ocupa a presidência rotativa do Brics, grupo que tem como um de seus principais temas a reforma da governança global
247 - O Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, chegou ao Brasil neste domingo (27), onde participará de uma reunião de chanceleres dos Brics, que terá início na próxima segunda-feira (28). Neste ano, o governo brasileiro ocupa a presidência rotativa do Brics, grupo que tem como um de seus principais temas a reforma da governança global. Em julho, o Rio de Janeiro sediará a Cúpula de Chefes de Estado nos dias 6 e 7.
No encontro dos ministros previsto para acontecer no Rio, na segunda e terça-feira, será discutido temas como o papel do Brics no enfrentamento dos desafios e crises, com foco na promoção da paz, na reforma da governança e o fortalecimento dos regimes internacionais, com destaque para a sustentabilidade e a ampliação do diálogo com os países-parceiros.
De acordo com o governo federal, a presidência brasileira no bloco tem como lema “Fortalecendo a Cooperação do Sul Global por uma Governança mais Inclusiva e Sustentável”. O Planalto informou que, na gestão do Brics, o Brasil prioriza dois eixos principais: Cooperação do Sul Global e Parcerias BRICS para o Desenvolvimento Social, Econômico e Ambiental. Essas duas propostas foram divididas em seis prioridades:
- Cooperação em Saúde Global
- Comércio, Investimentos e Finanças
- Mudança do Clima
- Governança da Inteligência Artificial
- Arquitetura Multilateral de Paz e Segurança
- Desenvolvimento Institucional do BRICS
O bloco é formado por 11 membros plenos:
- África do Sul,
- Brasil
- China
- Egito
- Emirados Árabes Unidos
- Etiópia
- Indonésia
- Índia
- Irã
- Rússia
- Arábia Saudita
O Brics tem, ainda, 9 países parceiros:
- Belarus
- Bolívia
- Cazaquistão
- Cuba
- Malásia
- Nigéria
- Tailândia
- Uganda
- Uzbequistão
Depois do Brasil, Lavrov viajará para a República Dominicana, onde nunca esteve. Lá, o ministro russo se encontrará com o presidente Luis Abinader e o chanceler Roberto Alvarez (com Sputnik).
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: