Rogério Correia cita ‘lobistas’ e ex-ministro de Bolsonaro ao repudiar fraudes no INSS
O parlamentar mencionou Antônio Carlos Camilo Antunes, o "Careca do INSS", e Felipe Macedo Gomes, ex-presidente da Amar Brasil Clube de Benefícios
247 - O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) citou dois "lobistas" neste sábado (3) e afirmou que as fraudes no INSS começaram no governo Jair Bolsonaro (PL). O parlamentar mencionou Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como "Careca do INSS", que, de acordo com a Polícia Federal, é sócio de 22 empresas e é o principal operador do esquema no qual foram desviados R$ 6,3 bilhões de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social, prejudicando mais de 4 milhões de pessoas, segundo estimativas oficiais.
Também foi mencionado pelo deputado do PT o ex-presidente da Amar Brasil Clube de Benefícios (ABCB) Felipe Macedo Gomes. A ABCB é uma das 11 entidades investigadas no esquema. O ex-dirigente fez uma doação de R$ 60 mil a Onyx Lorenzoni na campanha ao governo do Rio Grande do Sul, em 2022. O ex-candidato ao governo gaúcho foi ministro do Trabalho e da Previdência Social de Bolsonaro.
'Fraudes no desconto de aposentados começaram no governo de Bolsonaro, e vejam a quem os lobistas são vinculados: Careca do INSS, terrivelmente bolsonarista, doou para sua campanha em 2022', afirmou o petista, acrescentando que outra pessoa, 'Felipe Macedo, doou para a campanha de Onyx Lorenzoni, ministro do inelegível'.
O desconto na folha de pagamentos do INSS em favor de entidades é previsto em lei desde 1991. A mensalidade pode ser cobrada somente com autorização dos segurados. Caso concordem com o desconto, eles podem ter o a benefícios como auxílio funerário, assistência odontológica e psicológica, consultoria jurídica e academia.
Além da PF, a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Advocacia-Geral da União (AGU) atuam nas investigações para devolver à população o dinheiro desviado no esquema de fraudes.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: