Relatório do próprio Governo de SP contradiz Tarcísio e aponta riscos de Trump para SP
Documento oficial aponta possíveis perdas na arrecadação com a política protecionista dos EUA
247 - Um relatório técnico da própria Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo contesta a visão otimista do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) em relação ao impacto da política comercial de Donald Trump na economia paulista. O documento, anexado ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025 e enviado à Assembleia Legislativa no fim de abril, adota um tom cauteloso ao avaliar os efeitos do novo tarifaço anunciado pelo republicano, com destaque para o potencial prejuízo à arrecadação estadual.
Ao contrário do entusiasmo demonstrado por Tarcísio, o relatório classifica o cenário internacional como “movediço” e alerta para a instabilidade provocada pelas tarifas adotadas por Trump. Segundo o texto, há risco de oscilação na receita de ICMS — principal tributo estadual — em razão do enfraquecimento do comércio global. “O mundo ainda está se reorganizando e na expectativa sobre os efeitos da política de tarifas dos Estados Unidos sob a gestão Trump”, afirma o relatório de riscos fiscais.
Apesar de o ICMS não incidir diretamente sobre exportações, o documento destaca que a atividade exportadora impulsiona a economia paulista como um todo, movimentando a indústria, elevando salários e aumentando lucros. A crescente dependência de insumos importados também torna o setor produtivo local mais vulnerável às variações externas. “Flutuações adversas na economia mundial são cada vez mais transmissíveis à economia paulista e, em especial, à sua base industrial”, diz o texto.
Em sentido oposto, Tarcísio vem minimizando os impactos negativos do tarifaço. Em entrevista à Folha de S.Paulo, poucos dias após o anúncio das medidas por Trump, ele declarou: “Lógico que o americano está olhando o interesse dele. Isso desarruma um pouco o comércio internacional, mas a gente tem que saber aproveitar”. E completou: “Se a gente souber usar isso como oportunidade, vai ganhar muitos mercados na Europa, na Ásia”.
O governador, aliado de Jair Bolsonaro (PL), comemorou publicamente a vitória de Trump em vídeo publicado nas redes sociais, no qual aparece usando um boné vermelho com o slogan “Make America Great Again”. A manifestação ocorreu ainda em janeiro, mas a reação ao tarifaço só veio em abril, após um evento no Palácio dos Bandeirantes que celebrava a indústria cafeeira — setor histórico da economia paulista e importante exportador para os Estados Unidos.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: