window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Paulo Emilio', 'page_url': '/regionais/sudeste/policia-federal-deflagra-operacao-astreia-contra-corrupcao-eleitoral-em-nilopolis' });
TV 247 logo
      HOME > Sudeste

      Polícia Federal deflagra Operação Astreia contra corrupção eleitoral em Nilópolis

      Ação investiga compra de votos, fraude na cota de gênero e lavagem de dinheiro nas eleições municipais de 2024

      Polícia Federal (Foto: PF/Divulgação)
      Paulo Emilio avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (13), a Operação Astreia, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa suspeita de envolvimento em uma série de delitos nas eleições municipais de Nilópolis, na Baixada Fluminense, em 2024. Entre as irregularidades apuradas estão a compra de votos, fraude à cota de gênero, apropriação de recursos destinados ao financiamento eleitoral e lavagem de dinheiro.

      Segundo a PF, a investigação teve início em outubro de 2024, quando 24 pessoas foram presas em flagrante, em Nilópolis, com valores que, segundo a polícia, seriam utilizados para a compra de votos. À medida que as diligências avançaram, os agentes identificaram um esquema complexo de corrupção eleitoral, que envolvia o uso de candidaturas laranjas e uma rede de apoio que se estendia a servidores públicos e políticos locais.

      Na ação desta quinta-feira, os agentes estão cumprindo dois mandados de busca e apreensão na cidade, com o objetivo de coletar mais provas sobre a atuação da organização criminosa. Os crimes investigados incluem organização criminosa, corrupção eleitoral, fraude à cota de gênero, apropriação de recursos destinados ao financiamento eleitoral e lavagem de dinheiro.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados