Operação desmantela luxos de Peixão e fecha a Avenida Brasil
Polícia Civil e PM derrubam mansão e academia do chefe do T, usadas para armazenar armas e drogas
247 - Uma operação conjunta da Polícia Civil e da Polícia Militar foi deflagrada na manhã desta terça-feira (11) no Complexo de Israel, na Zona Norte do Rio de Janeiro, para demolir imóveis de luxo pertencentes ao traficante Álvaro Malaquias Santa Rosa, conhecido como Peixão. A ação, baseada em investigação da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), aponta que a estrutura servia de base para o armazenamento de armas e drogas, informa o g1.
Entre os principais alvos da operação está o "Resort Green", uma mansão equipada com um lago particular para criação de carpas e piscinas, além de uma academia de ginástica de alto padrão. Segundo a DRE, os imóveis foram erguidos de forma irregular em área de preservação ambiental, causando grande impacto ecológico.
Durante a chegada das equipes policiais, houve intenso tiroteio, levando ao fechamento preventivo da Avenida Brasil. A vía foi liberada pouco tempo depois e, às 6h, o trânsito já fluía normalmente. No entanto, os trens do Ramal Saracuruna da SuperVia tiveram circulação interrompida entre Caxias e Penha.
A DRE também apura a relação de Peixão com crimes de intolerância religiosa. O traficante é acusado de impor restrições a certas crenças dentro do Complexo de Israel, onde determinou a remoção de terreiros e imagens de santos.
Quem é Peixão? - Líder do Terceiro Comando Puro (T), Peixão é um dos criminosos mais procurados do Rio de Janeiro. Seu império teve início após a invasão à Cidade Alta, em 2016, e cresceu até que, durante a pandemia, consolidou-se no chamado Complexo de Israel, que inclui as comunidades de Cidade Alta, Parada de Lucas, Vigário Geral, Cinco Bocas e Pica-Pau. O território é marcado por um forte aparato bélico e pela presença de símbolos como a Estrela de Davi e a bandeira de Israel.
Com cerca de 50 registros criminais, incluindo 20 mandados de prisão por tráfico, homicídio e outros delitos, Peixão nunca foi capturado. Suas ordens incluem a instalação de câmeras de monitoramento, a construção de pontes entre favelas e a imposição de regras religiosas rígidas.
A operação desta terça-feira representa um duro golpe contra a estrutura do T, embora a captura do traficante ainda seja um desafio para as forças de segurança.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: