window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Leonardo Lucena', 'page_url': '/regionais/sudeste/lindbergh-critica-aumento-da-selic-e-urgente-rever-essa-politica-monetaria' });
TV 247 logo
      HOME > Sudeste

      Lindbergh critica aumento da Selic: ‘é urgente rever essa política monetária’

      De acordo com o líder do PT, a alta dos juros anunciada pelo Banco Central 'tem consequências nefastas para a economia brasileira'

      Lindbergh Farias (Foto: Marina Ramos / Câmara dos Deputados)
      Leonardo Lucena avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ), publicou uma mensagem nesta quarta-feira (19) para criticar o aumento de 1 ponto percentual na taxa básica de juros, que vai a 14,25%, após anúncio feito pelo Comitê de Política Monetária (Copom), ligado ao Banco Central.

      “Essa política monetária é um equívoco com impactos nefastos para a economia brasileira e também para a questão fiscal no nosso país. Vamos insistir na necessidade urgente de rever essa política monetária”, escreveu o petista na rede social X.

      De acordo com o parlamentar, a cada 1 ponto percentual de alta na taxa de juros, “temos um aumento de gastos com juros da dívida de algo em torno de R$ 50 bilhões”.

      “O mercado defende ajuste fiscal, mas ao mesmo tempo pressiona por uma política monetária que causa um verdadeiro rombo nas contas públicas. Entendemos que a decisão de dezembro, tomada por Roberto Campos Neto, já deixou pré-fixado dois aumentos de 1% na Selic. Esse Guidance deixou amarrado o BC, mas chamo atenção para os efeitos dessa política tanto para aspecto fiscal quanto para a atividade econômica”.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados