window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Redação Brasil 247', 'page_url': '/regionais/sudeste/light-lanca-programa-para-combater-furtos-de-energia-e-inadimplencia-no-rio' });
TV 247 logo
      HOME > Sudeste

      Light lança programa para combater furtos de energia e inadimplência no Rio

      A iniciativa busca soluções estratégicas para reduzir perdas comerciais e melhorar o à energia em áreas periféricas

      Representantes da Light no Rio (Foto: Divulgação)

      247 - A Light anunciou nesta quinta-feira (31) o lançamento do Programa de Recuperação de Energia e Redução da Inadimplência Orientado (PRORIO), para combater as perdas não-técnicas de energia, conhecidas como “gatos”, e o problema dos consumidores inadimplentes. A empresa atua em 31 municípios do Rio de Janeiro, incluindo a capital, e fornece energia para cerca de 73% da população do estado.

      De acordo com o presidente da Light, Alexandre Nogueira, o "PRORIO tem muitos problemas a tratar". "Um deles é o consumo médio. Se você pegar a Maré, por exemplo, a tarifa social de energia foi modulada, em média, entre 130 e 150 kWh, visando caber no bolso do consumidor local, devido à vulnerabilidade no pagamento. Contudo, essa tarifa já não atende a essa comunidade", disse.

      "O Rio de Janeiro e Manaus apresentam as maiores sensações térmicas do Brasil, combinando temperatura e umidade, o que eleva o uso de equipamentos de refrigeração. O consumo na Maré chega a 300 kWh, por exemplo. Outra questão é o o a certas áreas geográficas, onde a concessionária enfrenta limitações. O PRORIO abordará todas essas questões".

      O superintendente de regulação da Light, Felipe Tenório, afirmou que "a perda de energia não é apenas um problema do Rio de Janeiro". "Queremos, utilizando a força que a Light possui e aproveitando a oportunidade de contar com profissionais brilhantes trabalhando pelo Rio, que isso seja suficiente para apoiarmos o regulador, o executivo, o legislador — tudo o que for necessário e relevante para que possamos construir um modelo, um setor e condições melhores para as pessoas que dependem desse bem essencial que é a distribuição de energia".

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados