window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Leonardo Lucena', 'page_url': '/regionais/sudeste/ex-ministro-e-ex-comandante-do-exercito-general-gleuber-vieira-morre-aos-91-anos' });
TV 247 logo
      HOME > Sudeste

      Ex-ministro e ex-comandante do Exército, general Gleuber Vieira morre aos 91 anos

      O militar foi o último a ocupar o cargo de ministro do Exército antes da criação do Ministério da Defesa

      Gleuber Vieira (Foto: Reprodução (Exército))
      Leonardo Lucena avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Ex-comandante do Exército, o general Gleuber Vieira morreu neste domingo (19), aos 91 anos. Ele esteve à frente da instituição militar de 1999 a 2003, durante o segundo governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Foi o último a ocupar o cargo de ministro do Exército antes da criação do Ministério da Defesa.

      Nascido em 8 de dezembro de 1933, no Rio de Janeiro, Vieira assumiu o cargo de ministro do Exército entre 1º de janeiro e 10 de junho de 1999, ocupando o mais alto posto da hierarquia militar. Ele se formou como aspirante a oficial de artilharia pela Academia Militar das Agulhas Negras em 1954.

      O general foi autor de publicações como História Oral do Exército na Segunda Guerra Mundial (2001) e idealizou a Fundação Cultural Exército Brasileiro (Funceb), criada para preservar a história militar.

      Em nota, o Exército comentou o falecimento: "Prestamos nossas homenagens e expressamos as mais sinceras condolências à família, aos amigos e a todos que tiveram o privilégio de conviver com este grande líder. Que sua memória inspire futuras gerações de brasileiros a servir com honra e dedicação à Pátria".

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados