window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Leonardo Lucena', 'page_url': '/regionais/brasilia/vai-de-graca-primeiro-dia-de-carnaval-no-distrito-federal-tem-mais-de-782-mil-viagens-gratuitas' });
TV 247 logo
      HOME > Brasília

      Vai de Graça: primeiro dia de carnaval no Distrito Federal tem mais de 782 mil viagens gratuitas

      A iniciativa instituída pelo governador Ibaneis Rocha garante a gratuidade no transporte público aos domingos e feriados

      ageiros descendo de ônibus no Distrito Federal (Foto: LUCIO BERNARDO JR / CÂMARA)
      Leonardo Lucena avatar
      Conteúdo postado por:

      Por Thaís Miranda, da Agência Brasília - No primeiro dia de implementação do programa Vai de Graça, o transporte público do Distrito Federal registrou um aumento significativo no número de ageiros. No sábado (1º), 782.108 viagens gratuitas foram feitas pelos ônibus e metrô, o que representa um crescimento de 23% em relação ao mesmo dia do ano ado, quando foram registradas 633.473.

      A iniciativa instituída pelo governador Ibaneis Rocha garante a gratuidade no transporte público aos domingos e feriados. O programa começou a valer no Carnaval, proporcionando deslocamento gratuito para a população desde sábado até as 23h59 de terça-feira (4). A medida tem o objetivo de beneficiar os moradores do DF, além de impulsionar o comércio, a economia e o turismo na capital.

      De acordo com o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, a quantidade de ônibus e vagões disponibilizados foi o suficiente para atender os foliões. “O primeiro dia do Vai de Graça foi um verdadeiro sucesso”, afirmou. “A frota disponível foi mais do que suficiente; não tivemos nenhuma ocorrência de vandalismo, e, por volta de 1h30 da manhã, a Rodoviária do Plano já estava completamente vazia, todos já haviam voltado para casa. Tivemos um dos melhores inícios de Carnaval de todos os tempos, mais seguro e com transporte ível gratuito”.

      As empresas Piracicabana, Pioneira, Urbi, Marechal e BsBus registraram 546.245 viagens no sábado de Carnaval — um aumento de 21% em comparação com o mesmo dia do ano ado, quando o número foi de 449.781. O restante contabilizado em viagens de ônibus foi registrado por cooperativas e empresas de transporte rural.

      Já o Metrô-DF  transportou gratuitamente 67.868 pessoas no primeiro dia do programa. No mesmo dia do ano ado, o número foi de 65.965. 

      Com a gratuidade, a expectativa é que mais pessoas utilizem o transporte coletivo, facilitando o o aos eventos carnavalescos e promovendo uma cidade mais ível e sustentável. Para implementar o Vai de Graça, o Governo do Distrito Federal (GDF) subsidiará o valor aproximado de R$ 56 milhões por ano.

      Vai de Graça

      Além das linhas regulares de ônibus que atendem a capital, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) reforçou a frota e a quantidade de viagens, especialmente nos horários de dispersão, após o encerramento dos eventos carnavalescos. Vale lembrar que, por não haver cobrança de agem nos ônibus e no metrô, não serão aceitos cartões de débito e crédito.

      Como funciona

      Para garantir o transporte gratuito, o ageiro poderá utilizar o Cartão Mobilidade, Vale-Transporte, carteirinha de PcD ou de Idoso ou e Livre Estudantil, para a liberação automática na catraca. Já os cartões de crédito e débito e a modalidade Pix não serão aceitos.

      Quando o cidadão não possuir um desses cartões, basta avisar ao cobrador e solicitar a liberação da catraca. O o será mantido pela porta frontal, e o desembarque, pelas demais. Assim, será possível medir o número de usuários da gratuidade.

      Programação dos ônibus

      Para atender a demanda carnavalesca, a Semob-DF elaborou uma programação especial de horários e itinerários que facilita o deslocamento dos ageiros até blocos e festas. Haverá reforço na frota e na quantidade de viagens, especialmente nos horários de dispersão dos blocos, após o encerramento dos eventos. Veja, abaixo, o cronograma. 

      → Segunda (3) – Programação de dia útil com reforço ao longo do dia e no encerramento dos eventos (conforme demanda)

      → Terça (4) – Tabela horária de sábado com reforço de viagens ao longo do dia e no encerramento dos eventos (conforme demanda)

      → Quarta (5) – Programação de dia útil com reforço no período das 11h às 13h, em função do início de expediente às 14h nas repartições públicas locais e federais.

      A Semob-DF lembra que os ônibus do Entorno não entram na programação da gratuidade, por serem controlados pelo governo federal.

      Programação do Metrô-DF

      Durante todo o período de Carnaval, o o ao Metrô-DF também será gratuito, com período de funcionamento estendido até terça-feira (4).

      → Segunda (3) – Das 5h30 à 1h do dia seguinte

      → Terça-feira (4) – Das 5h30 à 1h do dia seguinte.

      Todas as estações estarão abertas para embarque e desembarque até as 23h30. Após esse horário, entre às 23h30 e a 1h, apenas a Estação Central funciona para embarque e desembarque; as demais, apenas para desembarque.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados