window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Otávio Rosso', 'page_url': '/regionais/brasilia/uniao-brasil-vai-presidir-comissao-de-orcamento-e-abre-caminho-para-mdb-ficar-com-a-relatoria' });
TV 247 logo
      HOME > Brasília

      União Brasil vai presidir Comissão de Orçamento e abre caminho para MDB ficar com a relatoria

      Os dois partidos disputavam a relatoria do Orçamento, uma das funções mais prestigiadas do Congresso

      Câmara dos Deputados (Foto: Lula Marques/ Agência Brasil)
      Otávio Rosso avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O senador Efraim Filho (União Brasil-PB) será o presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), responsável por apreciar o Orçamento de 2026, informa o g1. O movimento abre caminho para que o deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL) assuma a relatoria do Orçamento, uma das funções mais prestigiadas do Congresso por definir como o dinheiro da União será gasto. A informação já havia sido antecipada pela jornalista Rachel Vargas, do Brasil 247.

      Efraim foi comunicado da escolha durante uma reunião dos líderes do Senado na última quinta-feira (13). O acordo abre caminho para abrir os trabalhos das comissões na Câmara dos Deputados, que estavam paralisados por conta da disputa União Brasil e MDB disputavam a relatoria do Orçamento.

      Como o MDB ficará com a relatoria do Orçamento, o União Brasil deve indicar o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a comissão mais importante da Câmara  Um acordo no início da legislatura previa a alternância da presidência entre PT, PL, União e MDB ao longo dos quatro anos. Uma reunião na próxima terça (18) deve definir a presidência das Comissões. O presidente da Câmara quer instalar os colegiados na quarta-feira (19).

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados