Saiba quem é o presidente do INSS afastado após ser alvo de operação da PF
Alessandro Stefanutto tem formação na Universidade Mackenzie e em uma instituição europeia
247 - Afastado de suas funções como presidente do INSS, Alessandro Stefanutto é formado em Direito pela Universidade Mackenzie e mestre em Gestão e Sistemas de Seguridade Social pela Universidade de Alcalá (Espanha).
Segundo o currículo divulgado no site do Instituto Nacional do Seguro Social, Stefanutto atuou como diretor de Orçamento, Finanças e Logística da autarquia antes de ser nomeado presidente da instituição.
O agora ex-presidente do INSS foi procurador federal especializado junto ao instituto de 2011 a 2017. Também trabalhou no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) e foi técnico da Receita Federal.
O ex-dirigente participou do gabinete de transição do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro para o de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como consultor para assuntos de Previdência Social.
De acordo com investigações da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU), os suspeitos cobravam mensalidades irregulares, descontadas dos benefícios de aposentados e pensionistas, sem autorização. Os desvios ocorreram entre 2019 e 2024, podendo chegar a R$ 6,3 bilhões.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: