Prazo para regularizar título de eleitor acaba nesta segunda-feira
De acordo com o TSE, mais de 5 mil pessoas ainda precisam fazer a regularização
247 - Acaba nesta segunda-feira (19) o prazo da Justiça Eleitoral para a regularização do título de eleitor para os "eleitores faltosos" - quem não votou, não justificou e não pagou multa. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até a sexta-feira (16) 145.714 pessoas tinham regularizado sua situação. Faltavam 5.129.608.
Sem título válido, a pessoa não poder comparecer às urnas, fica impedida de tirar aporte ou assumir vaga ao ser aprovado em um concurso público. Também não pode tirar carteira de identidade.
Outras restrições incluem votar ou se candidatar a cargos públicos, participar de concorrências públicas ou istrativas da União, estados, municípios, autarquias ou entidades similares.
A pessoa fica impedida de renovar matrícula em estabelecimentos de ensino oficiais ou fiscalizados pelo governo. Sem o título de eleitor, não pode realizar qualquer ato que exija quitação do serviço militar ou do imposto de renda.
Receber salários, proventos ou qualquer remuneração de cargo ou função pública, autárquica, paraestatal ou de empresas e fundações subvencionadas pelo governo.
Para saber se o seu título está ível de cancelamento, e o site do TSE, e clique em Autoatendimento Eleitoral – Título Eleitoral – Consultar situação eleitoral.
O serviço também pode ser feito pelo aplicativo e-Título ou nos cartórios eleitorais durante o horário de expediente.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: