window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Leonardo Lucena', 'page_url': '/regionais/brasilia/mauro-vieira-critica-plano-de-trump-sobre-gaza-assombroso' });
TV 247 logo
      HOME > Brasília

      Mauro Vieira critica plano de Trump sobre Gaza: “assombroso”

      De acordo com o chanceler brasileiro, o presidente norte-americano defende “o espectro da lei do mais forte”

      Mauro Vieira (mais destaque) e Donald Trump (Foto: Divulgação)
      Leonardo Lucena avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, fez um alerta nesta sexta-feira (7) sobre os prejuízos em nível global caso o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), avance na ideia de tomar o controle da Faixa de Gaza, onde forças de Israel, aliado histórico dos EUA, cometem um genocídio que, segundo números oficiais, já matou mais de 55 mil pessoas no território palestino nos últimos 16 meses.

      De acordo com o chanceler brasileiro, projeta-se sobre a ordem global “o espectro da lei do mais forte”. “Há exemplos até assombrosos disso, como a recém-aventada proposta de desterrar toda a população de Gaza ao arrepio dos mais basilares princípios do direito internacional, arduamente consolidados nos últimos 80 anos”, disse Vieira em discurso na Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ).

      “A defesa da solução de dois Estados é ainda mais importante neste momento em que, como afirmou há pouco o secretário-geral das Nações Unidas, não se deve piorar o problema de Gaza tentando resolvê-lo”, acrescentou.

      O ministro disse que o mundo está “diante das consequências concretas da crise prolongada da Organização Mundial do Comércio e da paralisia do seu sistema de solução de controvérsias”.

      “E certo tipo de arranjos bilaterais, trilaterais e plurilaterais de livre comércio – persistentemente alardeados como alternativa ao avanço multilateral na área comercial – não tem dado provas de constituir melhor opção em matéria de previsibilidade. Ao contrário: pode expor ainda mais alguns de seus signatários à vulnerabilidade”, concluiu.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados