'Luta segue e não vou me calar', diz Glauber Braga após voto desfavorável do relator na CCJ
Análise de recurso foi adiada para a próxima sessão após relator rejeitar pleito do deputado do Psol contra cassação
247 - "Não vou me cassar previamente, deixar de ser o que sou, de representar o que represento e adequar-me ou formatar-me àquilo que alguns deputados possam esperar para eu ter uma votação favorável no plenário. Lamento a decisão do relator na CCJ, vou fazer a luta política".
Foi assim que reagiu o deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ) durante coletiva de imprensa após a sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, que viu avançar o parecer favorável à cassação de seu mandato parlamentar.
"Luta que segue e não vou me calar. Vou exercer esse direito. Eu já assumi meu compromisso e vou manter a posição desde o início. Não tenho o que temer. Estou com a verdade", afirmou.
Mais cedo, o relator do processo que recomenda a cassação do mandato de Braga, o deputado Alex Manente (Cidadania-SP), negou o recurso apresentado na CCJ. O recurso pedia a nulidade da decisão do Conselho de Ética.
O parecer de Manente, apresentado nesta quinta, ainda será votado na CCJ na próxima sessão, depois de pedido de vista. Ele argumentou que parte do recurso de Braga trata do mérito do processo no Conselho de Ética, o que não poderia ser acolhido pela CCJ.
Em relação às alegações que considerou pertinentes de serem avaliadas na CCJ, o relator Alex Manente indeferiu todas, entre elas a de inépcia da denúncia e ausência de justa causa; suspeição do relator; ofensa às normas internas do Conselho de Ética; cerceamento da defesa e desproporcionalidade da pena sugerida pelo colegiado.
Glauber Braga sofre processo por quebra de decoro parlamentar. Ele agrediu um membro do Movimento Brasil Livre (MBL) nas dependências da Câmara, após o militante ter ofendido a mãe do parlamentar. Se o parecer do relator for aprovado na CCJ, o caso ainda precisa ser analisado pelo plenário da Câmara. (Com informações da Agência Brasil).
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: