window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Leonardo Lucena', 'page_url': '/regionais/brasilia/lula-diz-a-davi-alcolumbre-que-o-governo-aprovara-exploracao-de-petroleo-na-margem-equatorial' });
TV 247 logo
      HOME > Brasília

      Lula diz a Davi Alcolumbre que o governo aprovará exploração de petróleo na Margem Equatorial

      A demanda também atende a um pedido feito pelo senador, que tem um mandato por um dos estados beneficiados pela proposta

      Lula (à esq.) e Davi Alcolumbre (Foto: Instagram (Reprodução))
      Leonardo Lucena avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), nesta segunda-feira (3), que vai autorizar a exploração de petróleo na Margem Equatorial brasileira. A área compreende seis estados: Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará e Amapá. A informação foi publicada no blog de Caio Junqueira.

      O senador e o governo articulam a aprovação da proposta, que pode trazer ganhos para a economia e também atende a um pedido de Alcolumbre, que tem um mandato pelo Amapá, um dos estados beneficiados.

      Em março de 2024, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) informou que a produção de petróleo na Margem Equatorial tem o potencial de criar 326 mil novos empregos formais. A extração pode adicionar R$ 65 bilhões ao Produto Interno Bruto (PIB) nacional e gerar R$ 3,87 bilhões em arrecadação indireta no Brasil, complementou a entidade. Os cálculos foram baseados no sistema de contas regionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2019.

      Atualmente, o Ministério de Minas e Energia, comandado por Alexandre Silveira, e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, presidido por Rodrigo Agostinho, analisam os estudos que envolvem a Margem Equatorial. O Ibama é ligado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), de acordo com o Art. 2º da Lei nº 7.735, de 22 de fevereiro de 1989. A pasta ambiental é chefiada por Marina Silva.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados