Extrema-direita tenta um novo projeto de anistia após decisão de Hugo Motta
A nova proposta prevê o perdão somente para quem esteve presente nos atos golpistas
247 - O deputado federal Fausto Pinato (PP-SP) apresentou outra proposta, que prevê o perdão somente para quem esteve presente nos atos golpistas do 8 de janeiro de 2023. Organizadores e financiadores das manifestações terroristas continuariam tendo que responder pelos crimes cometidos naquela data em Brasília (DF). Ex-aliado de Jair Bolsonaro (PL), o parlamentar anunciou o PL 1815/25 nessa quarta-feira (23) na Casa Legislativa, presidida por Hugo Motta - o deputado do Republicanos-PB adiou a urgência da antiga matéria.
A oposição ao governo Lula (PT) na Câmara tenta uma manobra, com o objetivo de pautar o projeto de anistia o mais rapidamente possível. Uma das estratégias é obstruir outras votações. O novo projeto apresentado pelo deputado do PP também é uma reação ao adiamento da análise da anistia. Líderes partidários ainda anunciarão uma data para a eventual apreciação da proposta defendida pela extrema-direita.
Ao comentar sobre a nova pauta, o deputado do PP e ex-aliado de Bolsonaro afirmou ser necessário diferenciar a gravidade das condutas e manter a punição àqueles que manipularam os participantes do ato e exploraram a boa-fé de pessoas, disseminando fake news sobre a lisura do processo eleitoral. "Estes, sim, sabiam do crime que estavam cometendo e, por isso, devem ser condenados pelos crimes praticados, sem nenhuma redução da pena", disse ao Congresso em Foco.
"Muitos congressistas e até a Justiça Eleitoral não conseguiram combater a fake news da urna fraudada e tantas outras mentiras que levaram pessoas de bem ao erro. Então, todos devem fazer uma mea-culpa e penalizar os verdadeiros responsáveis ou seja, os autores intelectuais após o devido processo legal", acrescentou o deputado.
Ministros do Supremo Tribunal Federal já condenaram 500 réus por envolvimento nos atos golpistas, que aconteceram em Brasília (DF), onde bolsonaristas invadiram o STF, o Congresso e o Planalto. Novos julgamentos acontecerão.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: