window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Redação Brasil 247', 'page_url': '/regionais/brasilia/ibaneis-celebra-prisao-de-corretor-que-planejava-atentado-extremos-precisam-ser-combatidos' });
TV 247 logo
      HOME > Brasília

      Ibaneis celebra prisão de corretor que planejava atentado: “extremos precisam ser combatidos”

      Após a detenção de Lucas Ribeiro Leitão, governador destaca a importância da nova divisão da PCDF

      Ibaneis Rocha (Foto: RENATO ALVES, Agência Brasília)
      Redação Brasil 247 avatar
      Conteúdo postado por:

      247 – O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), expressou satisfação com a criação da Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento (DPCev) da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), destacando sua importância no cenário atual de combate a atitudes extremistas. Em entrevista à coluna Grande Angular, do Metrópoles, Ibaneis afirmou: “Decisão acertada de criar essa delegacia. Estamos vivendo um momento de extremos que precisam ser combatidos”.

      Nesta última segunda-feira (29/12), a DPCev realizou sua primeira operação significativa ao prender Lucas Ribeiro Leitão, 30 anos, corretor de imóveis de Fortaleza (CE). O suspeito foi detido na Bahia após publicar ameaças nas redes sociais, nas quais anunciava planos de “botar fogo” em Brasília, realizar um “ataque cirúrgico” e “brincar com sangue”. A ação rápida da divisão impediu que as ameaças se materializassem em um atentado.

      Ibaneis ressaltou que a criação da DPCev foi uma resposta necessária diante do aumento de extremismos violentos. “Essa é a primeira prisão de um autor de ameaça de atentado efetuada pela DPCev, criada após o trágico caso de Francisco Wanderley Luiz, que explodiu a própria cabeça em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) em novembro de 2024”, comentou o governador.

      O executivo também criticou as falhas das forças federais na identificação de ameaças anteriores. “A Polícia Federal (PF) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), mais uma vez, não detectaram nada”, declarou Ibaneis, lembrando o episódio de 8 de janeiro de 2023, quando atos antidemocráticos não foram identificados pelas corporações.

      A prisão de Lucas Ribeiro Leitão representa um marco para a DPCev, que foi criada para fortalecer a segurança e prevenir atos de extremismo violento no Distrito Federal. A iniciativa do governador Ibaneis Rocha tem sido bem recebida pela população local, que vê na nova divisão uma ferramenta essencial para garantir a tranquilidade e a ordem na capital federal.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados