window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Leonardo Sobreira', 'page_url': '/regionais/brasilia/conselho-de-etica-da-camara-analisara-pedido-de-suspensao-do-mandato-do-deputado-bolsonarista-gilvan-da-federal' });
TV 247 logo
      HOME > Brasília

      Conselho de Ética da Câmara analisará pedido de suspensão do mandato do deputado bolsonarista Gilvan da Federal

      Deputado bolsonarista ofendeu a ministra Gleisi Hoffmann

      Gilvan da Federal (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)
      Leonardo Sobreira avatar
      Conteúdo postado por:

      Agência Câmara - O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados reúne-se nesta terça-feira (6) para analisar o pedido de suspensão cautelar do mandado, por seis meses, do deputado Gilvan da Federal (PL-ES) por procedimento incompatível com o decoro parlamentar. Posteriormente, será feita a instrução do processo que pode levar à perda do mandato. O plenário da reunião, que será realizada às 11 horas, ainda não foi definido.

      Conforme a representação da Mesa Diretora da Câmara, Gilvan da Federal quebrou o decoro ao proferir manifestações "gravemente ofensivas e difamatórias contra deputada licenciada para ocupar cargo de Ministra de Estado [Gleisi Hoffman], em evidente abuso das prerrogativas parlamentares, o que configura comportamento incompatível com a dignidade do mandato".

      Na reunião realizada na terça-feira (29/4) pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, o parlamentar fez insinuações abertamente ultrajantes, desonrosas e depreciativas contra Gleisi. Na mesma data, Gilvan envolveu-se em discussão com o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ).

      "As falas do representado excederam o direito constitucional à liberdade de expressão, caracterizando abuso das prerrogativas parlamentares, além de ofenderem a dignidade da Câmara dos Deputados, de seus membros e de outras autoridades públicas", informa o documento assinado pelo presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB).

      Foi designado relator o deputado Ricardo Maia (MDB-BA).

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados