Congresso e Supremo negociam proposta para soltar presos do 8/1 e aumentar penas de líderes que tentaram um golpe
A ideia é que a iniciativa diminua a pressão de bolsonaristas para que o parlamento aprove uma anistia para esses presos
247 - Os presidentes do Senado, David Alcolumbre, e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, fazem uma negociação com o Supremo Tribunal Federal (STF) para aprovar uma lei no parlamento que diminua as penas dos condenados pelos atos golpistas do 8 de janeiro de 2023. A proposta prevê também o aumento das punições para lideranças de tentativas de golpe de Estado no Brasil. A informação foi publicada nesta segunda-feira (28) pela coluna de Mônica Bergamo.
A ideia é que a iniciativa diminua a pressão de bolsonaristas para que o parlamento aprove uma anistia para esses presos, o que poderia beneficiar Jair Bolsonaro (PL), que já é réu no inquérito do plano golpista. A anistia criaria um ime com o STF, que poderia declará-la inconstitucional.
Os bolsonaristas presos por tentativa de golpe poderão deixar a prisão ou serem levados a cumprir prisão no regime semiaberto ou domiciliar. O presidente do Senado deve apresentar a proposta em maio. A decisão caberá ao STF, que precisará analisar caso a caso.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: