window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Paulo Emilio', 'page_url': '/poder/pp-e-uniao-brasil-avancam-em-tratativas-sobre-federacao-e-futuro-de-andre-fufuca-em-ministerio-fica-incerto' });
TV 247 logo
      HOME > Poder

      PP e União Brasil avançam em tratativas sobre federação e futuro de André Fufuca em ministério fica incerto

      Mirando as eleições de 2026, maior bloco em formação na Câmara esbarra em conflitos internos e dilema sobre apoio ao governo

      André Fufuca (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)
      Paulo Emilio avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Os planos para uma federação entre o Progressistas (PP) e o União Brasil estão avançando rapidamente e podem ter impacto direto na permanência do ministro dos Esportes, André Fufuca, no governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo a coluna da jornalista Raquel Landim, do UOL, , os dois partidos devem tomar uma decisão em breve sobre a criação do bloco partidário. Apenas após essa definição será discutida a continuidade das legendas na base governista.

      Dentro do PP, há o desejo de incluir o Republicanos na aliança, formando um "super bloco". A reportagem, no entanto, ressalta que a cúpula do partido descarta essa possibilidade uma vez que pesquisas internas do Republicanos indicam que a maioria da bancada se posiciona contra a adesão.

      Caso concretizada, a federação entre PP e União Brasil formaria um grupo com 101 deputados, ultraando a bancada do PL, que atualmente tem 99 parlamentares. Além disso, o fundo partidário do novo bloco superaria R$ 1 bilhão, garantindo grande poder político e financeiro.

      Apesar dos avanços, a principal barreira ainda está nos acordos regionais. Nos estados, lideranças das duas legendas disputam quem terá mais influência dentro da federação, o que dificulta a formalização do bloco.

      A definição sobre a permanência na base do governo Lula só ocorrerá depois da oficialização da federação. No PP, cresce a pressão para que André Fufuca deixe o Ministério dos Esportes, já que parlamentares da sigla argumentam que a posição oposicionista do partido está cada vez mais incompatível com a ocupação de cargos na Esplanada.

      O presidente do PP, Ciro Nogueira, se mantém como um dos principais críticos da gestão Lula e defende o afastamento do partido do governo. Já o União Brasil, que atualmente controla três ministérios, mantém um compromisso maior com o Palácio do Planalto, mas também enfrenta descontentamento interno, com algumas alas pressionando por uma revisão na relação com o governo federal.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados