Overclean: Nunes Marques mantém PF no caso
Ministro determina que PF continue diligências sobre desvios de recursos públicos, mas restringe o às informações apenas ao MPF e ao seu gabinete
247 - O ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quarta-feira (12/2) a continuidade das investigações da Operação Overclean, que apura desvios de recursos públicos por meio de emendas parlamentares. Em seu primeiro despacho formal sobre o caso, o magistrado também decretou sigilo total ao inquérito, restringindo o o às informações apenas ao Ministério Público Federal (MPF) e ao seu gabinete, destaca reportagem do Metrópoles. A decisão garante que a Polícia Federal (PF) siga com as diligências e buscas relacionadas ao caso, que teve início na Bahia, mas foi remetido ao STF devido à suposta participação do deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil).
A imposição de sigilo total significa que nenhum dado do processo será ível ao público, nem mesmo as partes envolvidas terão o ir aos autos. A medida, comum em processos criminais durante a fase investigativa, visa evitar vazamentos que possam comprometer a coleta de provas. "O sigilo é fundamental para preservar a integridade das investigações e garantir que as provas sejam colhidas sem interferências", explicou fonte próxima ao caso.
Relembre o caso
A Operação Overclean busca desmantelar um suposto esquema de desvio de verbas federais destinadas à saúde e infraestrutura por meio de emendas parlamentares. Os investigados são acusados de direcionar recursos públicos para empresas de fachada e contratos superfaturados, em um esquema que pode envolver políticos e servidores públicos.
Com a decisão de Nunes Marques, a expectativa é que a Polícia Federal intensifique as buscas e colete novos elementos que possam corroborar as suspeitas iniciais. A operação, que já mobilizou agentes em diligências anteriores, agora segue sob o manto do sigilo total, o que deve dificultar o o a informações sobre o andamento do caso.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: