Lula cobra compromisso após fala de Hugo Motta sobre educação
Presidente enfatizou que a educação deve ser uma prioridade acima de divergências políticas
247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez nesta segunda-feira (10) um apelo por maior engajamento de governadores, prefeitos e líderes políticos. A cobrança veio após o discurso do presidente da Câmara, Hugo Motta, que defendeu a agenda pró-educação do governo em sua fala.
As declarações ocorreram durante a cerimônia de entrega do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, realizada em Brasília-DF.
"Fiquei observando as falas anteriores, se todos têm dimensão do ato", afirmou Lula, destacando a necessidade de um compromisso coletivo com a educação.
O presidente reforçou a urgência de investimentos para transformar o Brasil em um país desenvolvido. "Precisamos assumir um compromisso firme para transformar o Brasil em um país desenvolvido. Nunca seremos desenvolvidos se não apostarmos na educação", declarou.
Lula também ressaltou que os recursos para a área existem, mas é fundamental a colaboração de todos. "Dinheiro tem, e queremos a contribuição dos prefeitos", disse.
Além disso, o presidente enfatizou que a educação deve ser uma prioridade acima de divergências políticas. "Não importa saber de qual estado ou partido a governadora pertence, o que importa é que as crianças brasileiras precisam de ajuda", concluiu.
O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e reconhece os esforços e iniciativas bem-sucedidas das secretarias de educação dos estados, do Distrito Federal e dos municípios na implementação de políticas, programas e estratégias que garantam o direito à alfabetização das crianças.
Entre os objetivos da iniciativa estão o incentivo à adoção de práticas de gestão comprometidas com as metas de alfabetização e a redução de desigualdades estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE) e no CNCA. Além disso, o prêmio busca sistematizar e disseminar práticas bem-sucedidas, estimulando o compartilhamento de conhecimentos e inovações nas políticas de alfabetização.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: