Gleisi marca reuniões com líderes para dar início à articulação política
Nova ministra da Secretaria de Relações Institucionais articula encontros presenciais com parlamentares para a próxima semana
247 - Prestes a assumir o Ministério das Relações Institucionais em substituição a Alexandre Padilha, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) já iniciou as articulações políticas e marcou reuniões individuais com lideranças da Câmara. Gleisi será empossada oficialmente no cargo na próxima segunda-feira (10).
Segundo deputados ouvidos pela coluna do jornalista Igor Gadelha, do Metrópoles, a nova ministra começou a telefonar para líderes partidários ainda na sexta-feira (28), logo após sua nomeação ser confirmada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nas conversas, de acordo com a reportagem, Gleisi convidou parlamentares para encontros presenciais na próxima semana, reforçando a necessidade de diálogo direto com os principais interlocutores do Congresso.
Aliados afirmam que sua estratégia será baseada em uma “política de forma artesanal”, com o objetivo de compreender as demandas de cada liderança e aprimorar a relação entre o Palácio do Planalto e a Câmara. O movimento ocorre em um momento de desgaste na articulação política do governo, especialmente após imes envolvendo a liberação de emendas parlamentares.
A nomeação de Gleisi também mira um horizonte mais amplo: a construção de uma nova “frente ampla” para a sucessão presidencial de 2026. Como presidente do PT em 2022, ela foi uma das principais responsáveis pela articulação da chapa de Lula, que derrotou Jair Bolsonaro (PL) nas últimas eleições. Agora, à frente das Relações Institucionais, a expectativa é que sua atuação recomponha a base aliada no Congresso e viabilize as principais pautas do governo.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: