Ex-primeira-dama do Peru recebeu asilo por razões humanitárias
Chanceler Mauro Vieira afirmou que, do ponto de vista do governo, o asilo humanitário é justificado; Nadine Heredia e Ollanta Humala denunciam "lawfare"
247 - O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou nesta sexta-feira (18) que o governo brasileiro decidiu conceder asilo à ex-primeira dama do Peru Nadine Heredia Alarcón por razões humanitárias.
“Foi concedido com base na Convenção de Caracas e também com base na legislação brasileiro. E, do nosso ponto de vista, foi também concedido com base em questões humanitárias”, disse Vieira, em entrevista ao canal Globo News.
Na quarta-feira (16), o Palácio do Itamaraty informou que Nadine Heredia Alarcón, esposa do ex-presidente do Peru Ollanta Humala, chegou ao Brasil após ter o pedido de asilo diplomático concedido pelo governo federal. O casal denuncia prática de "lawfare" e rejeita as acusações de lavagem de dinheiro envolvendo empreiteiras.
O Terceiro Juizado Criminal de Lima, capital peruana, condenou Nadine Heredia e Ollanta Humala a 15 anos de detenção por um caso decorrente da finada Operação Lava Jato.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: