Após recusa de Pedro Lucas, Alcolumbre deverá indicar nome técnico para Ministério das Comunicações
Presidente do Senado, Davi Alcolumbre, conversou por telefone com o presidente Lula e a indicação deverá ser feita nesta quarta-feira
247 - O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), manteve uma conversa telefônica com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na noite de terça-feira para discutir a recusa do líder do União Brasil, Pedro Lucas Fernandes (MA), ao convite para assumir o Ministério das Comunicações. Durante a conversa, segundo o jornal O Globo, ficou acertado que Alcolumbre apresentará, nesta quarta-feira (23), a indicação de um nome técnico, de fora do Congresso, para comandar a pasta.
A recusa de Pedro Lucas irritou membros do governo, e na terça-feira, chegou a ser cogitada a possibilidade de o União Brasil perder espaço na Esplanada. Contudo, de acordo com a reportagem, a avaliação prevalente foi de que, diante do cenário político atual, um confronto com o presidente do Senado não seria viável.
Com esse ime, há no Planalto uma expectativa de que a indicação do nome técnico apresentada por Alcolumbre seja aprovada sem maiores resistências. O episódio é visto por auxiliares de Lula como um reforço na ideia de que Alcolumbre, e não o União Brasil como um todo, é o verdadeiro aliado do governo.
A sigla, por sua vez, atravessa um período de divisões internas, com uma ala defendendo um distanciamento do Planalto visando as eleições de 2026. Entre os principais defensores dessa posição estão o presidente do partido, Antonio Rueda, e o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto.
Na formação do governo, Alcolumbre já havia indicado o nome de Waldez Góes, filiado ao PDT, para o Ministério da Integração Nacional. Góes é aliado político de Alcolumbre no Amapá. Além disso, o União Brasil também ocupa o Ministério do Turismo, comandado por Celso Sabino, uma pasta cobiçada pela bancada da Câmara do PSD.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: