window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Redação Brasil 247', 'page_url': '/mundo/xi-afirma-que-china-e-russia-encontraram-o-caminho-certo-para-relacoes-entre-grandes-paises-vizinhos' });
TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Xi afirma que China e Rússia encontraram o caminho certo para relações entre grandes países vizinhos

      Presidente da China chegou a Moscou para uma visita de Estado e para participar das celebrações pelos 80 anos da vitória sobre o nazismo na Segunda Guerra

      Xi Jinping em Moscou - 07/05/2025 (Foto: Alexander Vilf/RIA Novosti via Reuters)
      Redação Brasil 247 avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O presidente da China, Xi Jinping, afirmou nesta quarta-feira que China e Rússia encontraram o caminho certo para interações entre Estados, no contexto de grandes países vizinhos. As informações são da Xinhua. 

      A declaração foi feita por escrito, assim que Xi chegou a Moscou para uma visita de Estado e para participar das celebrações pelos 80 anos da vitória da União Soviética na Grande Guerra Patriótica.

      Xi destacou que os dois países, como bons vizinhos que não podem ser deslocados, verdadeiros amigos que compartilham alegrias e dificuldades, e bons parceiros na busca de conquistas mútuas, forjaram um espírito de coordenação estratégica para uma nova era, marcado por amizade permanente, coordenação estratégica abrangente e cooperação mutuamente benéfica.

      O presidente chinês afirmou que essa relação bilateral independente, madura e resiliente não apenas traz grandes benefícios para ambos os povos, como também contribui de forma significativa para a estabilidade estratégica global e para a promoção de um mundo multipolar mais igualitário e ordenado.

      Ele lembrou que este ano marca o 80º aniversário da vitória na Guerra Mundial Antifascista e da fundação das Nações Unidas.

      China e Rússia, ambos grandes países e membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, atuarão juntos para preservar os resultados vitoriosos da Segunda Guerra Mundial, defender firmemente o sistema internacional centrado na ONU e a ordem internacional baseada no direito internacional, combater o hegemonismo e a política de poder, praticar o verdadeiro multilateralismo e promover a construção de um sistema de governança global mais justo e equitativo, declarou Xi.

      O presidente chinês também afirmou que, durante a visita, manterá uma comunicação aprofundada com o presidente russo Vladimir Putin sobre as relações bilaterais, cooperação prática e questões internacionais e regionais de interesse comum — o que dará um novo impulso ao desenvolvimento da parceria estratégica abrangente de coordenação entre China e Rússia para uma nova era.

      Xi, que voltará a participar das celebrações do Dia da Vitória da Rússia em 9 de maio após uma década, disse estar ansioso para, junto com os líderes de outros países e o povo russo, homenagear profundamente os mártires que sacrificaram suas vidas heroicamente pela vitória na Guerra Mundial Antifascista e emitir uma forte mensagem do nosso tempo em defesa da justiça e da equidade internacional.

      O avião de Xi foi escoltado por aeronaves da Força Aérea Russa ao entrar no espaço aéreo do país.

      Ao desembarcar no Aeroporto Vnukovo, em Moscou, Xi foi calorosamente recebido pela vice-primeira-ministra da Rússia, Tatyana Golikova, e por outras autoridades de alto escalão do governo.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados