window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Guilherme Levorato', 'page_url': '/mundo/videos-mostram-lula-durante-desfile-do-dia-da-vitoria-na-russia' });
TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Vídeos mostram Lula durante desfile do Dia da Vitória, na Rússia

      Presidente brasileiro acompanhou a cerimônia junto de Vladimir Putin e outros líderes internacionais na Praça Vermelha, em Moscou

      Janja e Lula na cerimônia de celebração dos 80 anos do Dia da Vitória (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
      Guilherme Levorato avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) marcou presença nesta sexta-feira (9) no tradicional desfile do Dia da Vitória, realizado na Praça Vermelha, em Moscou, capital da Rússia. As imagens do presidente brasileiro durante a cerimônia circularam amplamente nas redes sociais e mostram Lula em meio a outros chefes de Estado e de governo convidados para a solenidade. O evento celebrou os 80 anos da vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista na chamada Grande Guerra Patriótica (1941-1945), como é conhecido o episódio na Rússia.

      Entre os líderes presentes estavam Xi Jinping (China), Nicolás Maduro (Venezuela), Alexander Lukashenko (Bielorrússia), Miguel Díaz-Canel (Cuba), Mahmoud Abbas (Palestina), Abdel Fattah El-Sisi (Egito) e To Lam (Vietnã), entre outros.

      Parada militar reuniu mais de 11 mil soldados e apresentou armamentos estratégicos - Segundo a TASS, O desfile foi aberto com a marcha da unidade de guarda de honra do Regimento Preobrazhensky, que carregou tanto a bandeira nacional da Rússia quanto o estandarte da vitória soviética — símbolo hasteado no topo do Reichstag em Berlim por soldados da 150ª Divisão de Rifles Idritskaya em maio de 1945.

      O ministro da Defesa da Rússia, Andrey Belousov, foi o responsável por revisar a parada, que teve como comandante o general do Exército e chefe das Forças Terrestres, Oleg Salyukov. O público presente, formado por veteranos de guerra, autoridades e convidados estrangeiros, assistiu a uma demonstração de força militar que contou com mais de 11 mil soldados, incluindo 1,5 mil combatentes da chamada “operação militar especial” — referência à atual intervenção russa na Ucrânia — e 183 sistemas de armamentos históricos e modernos.

      As tropas desfilaram a pé e com veículos blindados, tanques e lançadores de foguetes. Como manda a tradição, os icônicos tanques T-34 — símbolo da vitória soviética na Segunda Guerra — lideraram a coluna mecanizada, seguidos por veículos de transporte e combate como Tigr-M, VPK-Ural, BMP-2, BMP-3, T-72B3M, T-80BVM e T-90M Proryv.

      A artilharia pesada também esteve presente, com canhões Msta-S, Giatsint-K e Malva, além dos sistemas de lançamento múltiplo Tornado-S e dos lançadores de chamas pesados TOS-2 Tosochka.

      Presença de drones e mísseis intercontinentais destaca modernização militar russa - Pela primeira vez, uma coluna formada por sistemas não tripulados integrou a parada. Foram apresentados os drones de reconhecimento Orlan-10 e Orlan-30, além dos modelos de combate ZALA, Lancet, Garpiya e Geran. Também participaram da exibição os sistemas de mísseis Iskander-M, os lançadores antiaéreos S-400 Triumf e os mísseis balísticos intercontinentais móveis Yars — representando a capacidade estratégica das forças russas.

      A cerimônia foi encerrada com um sobrevoo de aeronaves de combate sobre o centro de Moscou. Grupos acrobáticos como os Russkiye Vityazi (Cavaleiros Russos), em jatos Su-30SM, e os Strizhi (Andorinhas), com aviões MiG-29, realizaram a tradicional manobra “Diamante de Kubinka”. A apresentação aérea foi concluída por seis jatos Su-25 que soltaram fumaça com as cores da bandeira russa, em uma coreografia aérea simbólica de exaltação nacional.

       

       

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados