Trump não descarta tarifas contra o Reino Unido, mas sugere que "situação pode ser resolvida"
O presidente americano afirmou que já conversou com o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer
247 - Após anunciar tarifas de 25% sobre importações do México e Canadá, e 10% sobre a China no último fim de semana, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deixou no ar a possibilidade de impor tarifas também ao Reino Unido, informa O Globo. Embora tenha indicado que a situação poderia ser resolvida, Trump não descartou a medida, afirmando que o Reino Unido "está muito fora dos limites", mas que a questão poderia ser resolvida, ao contrário da União Europeia, que, segundo ele, representa "uma atrocidade".
"Veremos como as coisas acontecem. Pode acontecer com eles, mas definitivamente acontecerá com a União Europeia, isso eu posso garantir. O Reino Unido está muito fora dos limites. Vamos ver... mas a União Europeia está realmente fora dos limites. O Reino Unido está fora dos limites, mas acho que isso pode ser resolvido. Mas a União Europeia é uma atrocidade, o que eles fizeram", declarou Trump aos repórteres durante uma coletiva.
Embora tenha expressado críticas, o presidente dos EUA demonstrou também um tom mais conciliador em relação ao primeiro-ministro britânico, Keir Starmer. Trump revelou que eles mantiveram várias conversas telefônicas e considerou o líder britânico "muito gentil". "Estamos nos dando muito bem. Veremos se podemos equilibrar nosso orçamento", afirmou Trump.
Em contrapartida, um porta-voz do governo britânico reafirmou a importância da parceria com os Estados Unidos. "Os EUA são um aliado indispensável e um parceiro comercial próximo", destacou o porta-voz, que também enfatizou a existência de uma relação comercial "justa e equilibrada", que beneficia ambos os lados do Atlântico. O porta-voz reiterou que o Reino Unido está "ansioso para trabalhar de perto com o presidente Trump para continuar a fortalecer as relações comerciais entre os dois países."
Esses comentários de Trump ocorrem em um momento delicado para o Reino Unido, que busca restabelecer suas relações com a União Europeia após o Brexit, enquanto também tenta evitar novas tarifas que poderiam prejudicar ainda mais sua economia. A Reuters destacou que Starmer e seus ministros têm evitado críticas abertas a Trump, enfatizando a importância da relação comercial entre os dois países.
A visita do primeiro-ministro britânico a Bruxelas, onde ocorrerá uma reunião ministerial de comércio da União Europeia, ocorrerá nesta segunda-feira, em um contexto de crescente tensão nas relações comerciais internacionais.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: