window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Bianca Penteado', 'page_url': '/mundo/trump-estuda-possibilidade-de-demitir-chair-do-fed-diz-assessor' });
TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Trump estuda possibilidade de demitir chair do Fed, diz assessor

      O presidente dos Estados Unidos já acusou Jerome Powell de "fazer política" ao não reduzir a taxa de juros

      Presidente dos EUA, Donald Trump, observa o chair do Fed, Jerome Powell 02/11/2017 (Foto: REUTERS/Carlos Barria)
      Bianca Penteado avatar
      Conteúdo postado por:

      WASHINGTON (Reuters) - O assessor econômico da Casa Branca, Kevin Hassett, disse nesta sexta-feira que o presidente Donald Trump e sua equipe estão estudando o assunto quando questionado se demitir o chair do Federal Reserve, Jerome Powell, é uma opção, em uma indicação de que um assunto de grande consequência para a independência do banco central e para os mercados globais continua sob avaliação ativa da Casa Branca.

      "O presidente e sua equipe continuarão a estudar esse assunto", disse Hassett na Casa Branca quando um repórter perguntou se "demitir Jay Powell é uma opção de uma forma que não era antes".

      A conversa de Hassett com a imprensa ocorreu um dia depois de Trump ter intensificado uma briga de longa data com o chair do Fed, acusando Powell de "fazer política" ao não reduzir a taxa de juros e afirmando que ele tem o poder de demitir Powell de seu cargo "muito rapidamente".

      Hassett pareceu se distanciar de seu livro de 2021 "The Drift: Stopping America's Slide to Socialism", no qual ele argumentou que demitir Powell durante o primeiro mandato de Trump teria prejudicado a reputação do Fed como um gestor objetivo e independente da oferta monetária do país e poderia ter comprometido a credibilidade do dólar e derrubado o mercado de ações.

      "Acho que, naquela época, o mercado estava em um lugar completamente diferente. E, sabe, eu estava me referindo à análise jurídica que tínhamos na época. E se houver uma nova análise jurídica que diga algo diferente, então precisamos repensar nossa resposta", disse Hassett.

      Não ficou imediatamente claro a que nova análise jurídica ele estava se referindo, mas um processo sobre se Trump ultraou sua autoridade ao demitir dois democratas de conselhos trabalhistas federais, agora pendente na Suprema Corte, está sendo observado de perto como um possível precedente para saber se Trump poderia remover Powell.

      Powell disse que a lei não permitiria sua destituição, que ele não sairá se for solicitado por Trump e que pretende servir até o final de seu mandato como presidente, em maio de 2026. Powell, cujo mandato como membro do Conselho de Diretores do Fed se estende até janeiro de 2028, também disse esta semana que não acha que o processo atual em recurso na Suprema Corte dos EUA se aplicará ao Fed.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados