Trump diz que espera acordo entre Rússia e Ucrânia "já na próxima semana"
Presidente dos EUA afirma que um entendimento entre Moscou e Kiev pode destravar grandes negócios com os Estados Unidos
247 - Em nova declaração publicada em sua rede social Truth, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (21) que espera que um acordo entre a Rússia e a Ucrânia para o fim da guerra seja alcançado já na próxima semana. A informação foi divulgada pela agência de notícias russa TASS.
“Espero que Rússia e Ucrânia fechem um acordo esta semana. Ambas começarão então a fazer grandes negócios com os Estados Unidos da América”, escreveu Trump, demonstrando otimismo sobre uma possível aproximação entre os países envolvidos no conflito iniciado em 2022.
A declaração surge logo após um gesto do presidente russo Vladimir Putin, que anunciou, em 19 de abril, uma trégua temporária por ocasião da Páscoa. A pausa nos combates foi anunciada durante uma reunião com o chefe do Estado-Maior General, Valery Gerasimov, e entrou em vigor às 18h daquele dia (15h no horário de Moscou). Putin solicitou que o governo de Kiev também aderisse à trégua, com o objetivo de permitir um cessar-fogo simbólico e humanitário durante o período religioso.
A trégua teve duração limitada e expirou na noite deste domingo, sem previsão de prorrogação.
O gesto russo e a fala de Trump sugerem uma tentativa de criar condições favoráveis para uma eventual negociação entre Moscou e Kiev, embora não haja, até o momento, confirmação oficial de tratativas diretas em andamento.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: