Trump disse à primeira-ministra dinamarquesa que estava ‘falando sério’ sobre anexar a Groenlândia
Os dois tiveram uma conversa telefônica descrita como “intensa”
247 - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deixou claro em uma conversa telefônica com a primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, que estava falando sério sobre a possibilidade de tomar a Groenlândia. A ligação, descrita como "intensa", ocorreu na semana ada, conforme reportado pelo Financial Times. O diálogo de 45 minutos evidenciou a determinação de Trump em relação à questão, apesar das autoridades dinamarquesas reiteraram que o território não está à venda. As informações são do The Independent.
De acordo com fontes que tiveram o à conversa, a chamada foi caracterizada por um tom agressivo e confrontador por parte do presidente dos EUA. "Ele foi muito firme", declarou uma das fontes anônimas. Outra, citada pelo Financial Times, comparou a conversa a "um balde de água fria", afirmando: "Antes, era difícil levar a sério. Mas agora eu acho que é sério, e potencialmente muito perigoso."Embora Frederiksen tenha tentado amenizar a situação com uma oferta de aumentar a cooperação entre os dois países, especialmente no que diz respeito a bases militares e exploração de recursos naturais na região, Trump se manteve firme em suas intenções. O governo dinamarquês ficou alarmado com a postura agressiva do presidente. "A intenção foi muito clara", afirmou um oficial dinamarquês ao Financial Times. "Eles querem isso. Agora, os dinamarqueses estão em modo de crise."
Além das discussões sobre a Groenlândia, Trump também comentou sobre a importância estratégica do território no contexto da crescente presença de China e Rússia no Ártico. "A segurança e a proteção da Groenlândia são importantes para os Estados Unidos, à medida que China e Rússia fazem investimentos significativos em toda a região Ártica", disse Brian Hughes, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, em entrevista à Fox News.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: