Trump dá indícios de que pode concorrer novamente em 2028, mas candidatura violaria Constituição dos EUA
Declaração contraria a 22ª Emenda à Constituição dos EUA
247 - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que não tem 100% de certeza de que não pode concorrer novamente às eleições presidenciais dos EUA em 2028.
Uma nova candidatura se chocaria com a 22ª Emenda à Constituição dos EUA, de 1951, que estabelece que o presidente pode ser eleito para, no máximo, dois mandatos.
"Arrecadei muito dinheiro para a próxima eleição, que presumo não poder usar para mim, mas não tenho 100% de certeza, porque acho que não tenho permissão para concorrer novamente. Não tenho certeza, posso concorrer de novo? Mike, é melhor não te envolver nessa discussão," disse Trump, dirigindo-se a membros republicanos do Congresso dos EUA e ao presidente da Câmara, Mike Johnson, pessoalmente, conforme noticiou a agência Sputnik nesta terça-feira (28).
Em dezembro de 2024, Steve Bannon, ex-estrategista-chefe de Trump, mencionou que o republicano pode tentar mudar a regra durante seu novo mandato.
Trump foi presidente de 2017 a 2021. Ele tomou posse para um novo mandato de quatro anos este mês.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: