window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'Otávio Rosso', 'page_url': '/mundo/trump-avalia-dissolver-comissao-reguladora-e-pode-avancar-com-privatizacao-dos-correios-nos-eua' });
TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Trump avalia dissolver comissão reguladora e pode avançar com privatização dos correios nos EUA

      A medida pode ser um o para privatizar os Correios, mas enfrenta desafios legais e a resistência do Congresso

      Presidente norte-americano, Donald Trump - 10/02/2025 (Foto: REUTERS/Kevin Lamarque)
      Otávio Rosso avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A istração de Donald Trump está planejando demitir membros da comissão independente que supervisiona o Serviço Postal dos Estados Unidos (USPS), um movimento que pode ser visto como um o rumo à privatização do serviço, conforme relatado por diversos veículos de comunicação. Segundo o Washington Post, o presidente dos EUA pretende acabar com a Comissão Reguladora dos Correios (Postal Regulatory Commission) e colocar a agência sob controle direto do Departamento de Comércio e do Secretário Howard Lutnick. As informações são da CNN.

      Embora a Casa Branca e o Serviço Postal dos EUA não tenham respondido aos pedidos de comentário, um funcionário da Casa Branca negou que Trump tenha a intenção de tal ordem executiva. O plano de privatização do USPS, uma instituição que existe há mais de 250 anos, antecedendo a formação dos Estados Unidos, pode alterar drasticamente a forma como os americanos recebem uma variedade de entregas essenciais, como compras online, medicamentos, cheques e até votos por correio.

      "É uma ideia que muitas pessoas têm gostado por muito tempo", disse Trump em dezembro, ao comentar sobre a possibilidade de privatizar o serviço durante uma coletiva de imprensa em sua propriedade de Mar-a-Lago, na Flórida. “Nós estamos avaliando isso”. Em 2018, durante seu primeiro mandato, Trump abandonou planos anteriores de tentar privatizar os Correios.

      Se concretizada, a privatização poderia significar o fim da exigência de entrega universal, que garante que todos os lares e empresas recebam serviços postais, e não apenas aqueles que são financeiramente viáveis de atender. Esse modelo de privatização afetaria até mesmo empresas privadas como a United Parcel Service (UPS), que depende dos Correios para a entrega da última etapa ("last mile") de pacotes em muitos casos.

      O USPS, que emprega cerca de 600 mil pessoas em um ambiente fortemente sindicalizado, enfrenta dificuldades financeiras há anos, mas recentemente registrou um lucro líquido de 144 milhões de dólares nos últimos três meses de 2024. A privatização do serviço, no entanto, exigiria a aprovação do Congresso, dado o vasto conjunto de leis federais que controlam o serviço, incluindo aquelas que garantem a entrega universal e proíbem a greve dos funcionários dos Correios.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados