window.dataLayer = window.dataLayer || []; window.dataLayer.push({ 'event': 'author_view', 'author': 'José Reinaldo', 'page_url': '/mundo/trump-avalia-como-muito-boas-suas-ligacoes-telefonicas-com-putin-e-zelensky' });
TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Trump diz que EUA ão em breve acordo sobre minerais com a Ucrânia

      Países disseram que concordaram em concluir o mais rapidamente possível um acordo abrangente para desenvolver os recursos minerais essenciais ucranianos

      Presidente dos EUA, Donald Trump - 13/03/2025 (Foto: REUTERS/Evelyn Hockstein)
      José Reinaldo avatar
      Conteúdo postado por:

      Por Jeff Mason e David Brunnstrom e Erin Banco

      WASHINGTON (Reuters) - O presidente Donald Trump disse nesta quinta-feira que os Estados Unidos ão um acordo de minerais e recursos naturais com a Ucrânia em breve e que os esforços para alcançar um acordo de paz para o país estavam indo "muito bem", após as conversas desta semana com os líderes russo e ucraniano.

      Trump fez os comentários em um evento na Casa Branca, após uma ordem para aumentar a produção de minerais essenciais nos EUA.

      "Estamos indo muito bem com relação à Ucrânia e à Rússia. E uma das coisas que estamos fazendo é um acordo muito em breve com relação às terras raras com a Ucrânia."

      Trump se referiu às discussões separadas que teve esta semana com o presidente russo Vladimir Putin e o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy, com o objetivo de acabar com a guerra entre Rússia e Ucrânia.

      Essas negociações, que não atingiram a meta de Trump de garantir um cessar-fogo total de 30 dias, resultaram na concordância de Putin em interromper os ataques russos à infraestrutura energética por este período. Zelenskiy disse que também aceitaria a pausa.

      "Gostaríamos muito de ver essa (guerra) chegar ao fim, e acho que estamos indo muito bem nesse aspecto", disse Trump.

      "Então, espero que possamos salvar milhares de pessoas por semana da morte. É disso que se trata. Elas estão morrendo desnecessariamente, e acredito que faremos isso."

      A Ucrânia e os EUA disseram neste mês que concordaram em concluir o mais rapidamente possível um acordo abrangente para desenvolver os recursos minerais essenciais ucranianos, o que Trump vê como um meio de retribuição aos norte-americanos por sua assistência a Kiev.

      Os esforços para fechar o acordo de paz fracassaram após uma reunião desastrosa na Casa Branca entre Trump e Zelenskiy no final do mês ado.

      Na quarta-feira, os dois concordaram em trabalhar juntos para acabar com a guerra, durante o que a Casa Branca descreveu como um telefonema "fantástico" de uma hora -- a primeira conversa desde a discussão no Salão Oval que resultou em um corte de curto prazo na ajuda militar e na inteligência dos EUA para Kiev.

      Não ficou claro se o acordo mudou. Uma versão anterior não incluía as garantias de segurança explícitas que a Ucrânia buscou, mas dava aos EUA o às receitas dos recursos naturais ucranianos.

      Também previa que o governo ucraniano contribuísse com 50% dos valores monetizados de recursos naturais estatais para um fundo de investimento de reconstrução istrado pelos EUA e pela própria Ucrânia.

      Questionado sobre como a versão atual do acordo sobre minerais difere do rascunho anterior, uma alta autoridade dos EUA disse que ele era "mais detalhado e abrangente", recusando-se a dar mais detalhes.

      A embaixada da Ucrânia em Washington não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

      Em Bruxelas, nesta quinta-feira os líderes da União Europeia disseram que continuariam a apoiar a Ucrânia, mas não endossaram imediatamente o apelo de Zelenskiy para aprovar um pacote de pelo menos 5 bilhões de euros para compras de artilharia.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      Rumo ao tri: Brasil 247 concorre ao Prêmio iBest 2025 e jornalistas da equipe também disputam categorias

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Cortes 247

      Relacionados