Trump afirma que não há planos para demitir o presidente do Fed, mas quer taxa de juros mais baixa
Presidente norte-americano recua em ameaças contra Jerome Powell, mas volta a pressionar o Fed por redução imediata das taxas de juros
Reuters - O presidente Donald Trump disse na terça-feira que não tem planos de demitir o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, mas disse que quer taxas de juros mais baixas, comentários que podem aliviar as tensões sobre o futuro do chefe do banco central que abalaram os investidores.
"Não tenho intenção de demiti-lo", disse Trump a repórteres no Salão Oval na terça-feira. "Gostaria de vê-lo um pouco mais ativo em sua ideia de reduzir as taxas de juros", acrescentou.
O boletim informativo Reuters Tariff Watch é o seu guia diário com as últimas notícias sobre comércio global e tarifas. Assine aqui.
A declaração de Trump foi a primeira redução da tensão após dias de duras críticas que ele fez a Powell por não cortar mais as taxas de juros desde que Trump reassumiu o cargo em janeiro.
As críticas eram frequentemente acompanhadas de comentários ameaçadores, como a publicação nas redes sociais da semana ada de que a demissão de Powell como presidente do Fed "não pode acontecer rápido o suficiente", o que assustou os mercados financeiros que veem a independência do Fed como um fator que sustenta sua credibilidade no cenário financeiro global.
Mas, embora ele pareça ter deixado essas ameaças de lado por enquanto, suas críticas à política de taxas do Fed continuam tão diretas.
"Achamos que é o momento perfeito para reduzir a taxa e gostaríamos de ver nosso presidente chegar cedo ou na hora certa, em vez de atrasado", disse Trump.
Reportagem de Nandita Bose em Washington; Edição de Leslie Adler e Anna Driver
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com [email protected].
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: